VW revela novos Golf GTI, GTD e GTE

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São 245 cv para o gasolina e híbrido plug-in e 200 cv para o Diesel de referência da gama Golf 8.

A Volkswagen resolveu mostrar de uma só vez o novo Golf GTI, GTD e GTE. Estas versões “performantes” poderão ser vistas “in loco” pela primeira vez no início da próxima semana no Salão de Genebra, na Suíça, estarão disponíveis para encomenda a partir de junho e as primeiras entregas estão previstas para o outono. Os novos modelos contam com uma grelha específica, com padrão ninho de abelha, e faróis em LED de série, que surgem unidos por uma tira em LED. Existe ainda outra faixa colorida a toda a largura do “hot hatch” – em vermelho no GTI, azul no GTE e prateada no GTD. Os faróis de nevoeiro em forma de X são opcionais. No caso do GTI, as jantes de série são as novas Richmond de 17 polegadas, havendo opção de medida 18 e 19, com pinças com acabamento em vermelho. As saias laterais, mais largas, são pintadas de preto. Na traseira, o novo GTI enverga um difusor, um spoiler no tejadilho e farolins em LED de série, e passa a contar com o logótipo GTI debaixo do novo símbolo da VW ao centro da tampa da mala. O trio diferencia-se também nas ponteiras de escape. No caso do GTI, conta com uma saída em cada extremidade, no GTD são duas saídas à esquerda e no híbrido plug-in GTE não há ponteiras à vista.

Quanto a motores, o novo GTI conta com os préstimos do 2.0 TSI EA888 de quatro cilindros turbo na variante Evo4 a debitar 245 cv e 370 Nm, associado de série a uma caixa manual de seis velocidades, embora haja opção de caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. O GTD surge debaixo do capot com um 2.0 de quatro cilindros Diesel (com um novo turbo) a debitar 200 cv e 400 Nm acoplado de série com uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete relações e com dois conversores SCR com injeção dupla injeção de AdBlue. A Volkswagen diz que além de contribuir para uma redução dos consumos – aliás, as estimativas é que consiga fazer mais de 800 km com um depósito -, este sistema reduzirá as emissões NOx em cerca de 80%. O GTE (que segundo estimativas da VW representará cerca de 15% das vendas) combina o motor 1.4 TSI de quatro cilindros turbo de 150 cv e um motor elétrico de 112 cv. Em conjunto debita um total 245 cv e 400 Nm, associado em exclusivo a uma DSG de seis velocidades. A bateria de iões de lítio tem 13 kWh, mais 50% face ao modelo da geração anterior, a garantir até 60 km em modo EV, no qual pode circular a uma velocidade máxima de 130 km/h. As principais novidades ao nível do chassis prendem-se com um novo sistema Vehicle Dynamics Manager, que controla o diferencial eletrónico XDS e a suspensão adaptativa DCC, que rebaixa a suspensão 1,5 cm face ao Golf 8 convencional. A VW junta aos tradicionais modos pré-configurados Comfort, Eco e Sport, um modo personalizável Individual. No GTI, os engenheiros de Wolfsburg utilizaram travões mais potentes e uma direção mais direta e comunicativa.

O interior do novo Golf GTI conta com um novo volante desportivo com comandos táteis e três raios duplos, o caraterístico punho da caixa estilo bola de golfe e os conhecidos bancos desportivos com padrão “tartan”. Junta-se ainda um painel de instrumentos digital configurável com ecrã de 10,25 polegadas, o ecrã de infotainment com 10 polegadas e luz ambiente com 30 opções de cores. Entre o equipamento de série, destaque para o sistema de permanência na faixa de rodagem, travagem de emergência com monitorização de peões, diferencial eletrónico XDS e módulo de comunicação Car2X.

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