Assentos do primeiro Chevrolet Corvette estão em leilão

Chevrolet Corvette EX-52 View Gallery 11 photos

Estes poderão ser os únicos componentes sobreviventes do protótipo EX-52.

Uma boa parte dos “petrolheads” gostam de colecionar vários objetos relacionados com os automóveis. Como tal, é relativamente comum serem encontrados no mercado componentes que fazem parte da história das marcas ou de modelos em específico. Um recente exemplo disso são estes assentos que estão a ser leiloados no eBay que alegadamente pertenceram ao primeiro protótipo do icónico Chevrolet Corvette.

Desenvolvido ao longo de 1952, o protótipo original do Chevrolet Corvette recebeu a designação EX-52 e foi apresentado ao público um ano mais tarde num evento organizado pela General Motors em Nova Iorque. Vinha equipado com um motor de seis cilindros em linha com 3.8 litros de cilindrada e representava o primeiro passo do construtor norte-americano no segmento dos desportivos. Mesmo sendo utilizado recorrentemente como modelo de demonstração, esse EX-52 acabaria por ser desmantelado pelos engenheiros com o intuito de serem testados todos os seus componentes. Entre eles, estavam os assentos vermelhos que, supostamente, sobreviveram até aos dias de hoje.

Apesar de ainda não estar absolutamente confirmado de que são verdadeiros, um especialista chamado Kenneth W. Kayser descobriu vários indícios visuais que correspondem às características presentes nas fotografias oficiais da marca norte-americana. Caso essa hipótese seja confirmada, serão os únicos componentes ainda existentes do primeiro protótipo do Chevrolet Corvette. Por essa razão, estão a ser leiloados atualmente por cerca de 76 mil euros.

Deixe um comentário

*