Lexus vai despedir-se do IS, CT e RC na Europa

Lexus RC F

Depois desta limpeza na gama, a aposta incidirá sobretudo nos SUV. Felizmente, sobreviverá o RC F.

A Lexus vai deixar de disponibilizar em breve três modelos no mercado europeu, devido às normas ambientais: o IS, CT e RC. No caso do IS, um concorrente do BMW Série 3, entre outros, apesar da recente introdução de um facelift o construtor nipónico justifica também a retirada deste modelo com a quebra de vendas das berlinas deste segmento. Além disso, uma vez que a gama do IS é apenas composta por motores a gasolina, a Lexus não está interessada em investir no desenvolvimento de um motor específico para a Europa, nomeadamente um híbrido.

Quem também vai desaparecer do catálogo é o RC, um coupé atualmente disponível apenas com o motor híbrido de 223 cv que partilha a sua plataforma com o IS. Curiosamente, a versão desportiva RC F (na imagem), com motor V8 5.0 com 464 cv tem a sua continuidade assegurada, pelo menos para já. A marca japonesa diz que este modelo respeita as normas ambientais. Para mais, o RC F funciona como a referência tecnológica e desportiva da gama, tal como LC.

Outra “morte” anunciada é a do CT, um híbrido com 136 cv que está no mercado desde 2010. No imediato este modelo compacto (o primeiro da Lexus) de acesso à gama não tem substituto previsto.

O foco da Lexus na Europa serão doravante os SUV. Atualmente, o construtor nipónico comercializa o UX, o NX e RX.

Deixe um comentário

*