Trio de protótipos Alfa Romeo B.A.T. vai a leilão

Alfa Romeo B.A.T. View Gallery 6 photos

Os modelos serviram como um autêntico estudo acerca dos efeitos do arrasto aerodinâmico.

A produção de um protótipo significa habitualmente que determinado construtor pretende apresentar uma nova ideia ou tecnologia. Graças à liberdade concedida aos seus criadores, a maior parte desses modelos acabam por assumir um caráter quase intemporal. Um dos melhores exemplos disso é o fantástico trio de protótipos Alfa Romeo B.A.T. que serão agora propostos a leilão.

Desenvolvidos em parceria com a ilustre empresa de design automóvel Bertone, estes protótipos serviram como um autêntico estudo acerca dos efeitos do arrasto aerodinâmico em veículos. Com isso em mente, todos receberam a designação “Berlinetta Aerodinamica Tecnica” apesar de adotarem desenhos diferentes. Utilizavam como base o chassis de um Alfa Romeo 1900 e foram apresentados sucessivamente no Salão Automóvel de Turim em 1953, 1954 e 1955. O primeiro, conhecido por BAT 5, foi elaborado tendo em vista a otimização do fluxo de ar e alcançava um coeficiente aerodinâmico de 0,23. Já o segundo, que recebeu a designação BAT 7, sofreu ligeiras alterações que o tornaram ainda mais eficiente ao ponto de conseguir um apenas 0,19 Cd. Por fim, o terceiro exemplar, o BAT 9, aplicava as soluções numa carroçaria aproximada aos modelos de produção.

Desenhados por Franco Scaglione, acabaram por marcar a história da indústria automóvel como os primeiros protótipos apresentados sucessivamente. Ainda assim, a verdade é que nunca foram mostrados juntos até ao Concurso de Elegância de Pebble Beach de 1989. A partir daí, foram todos adquiridos pelo atual dono que teve a preocupação de os restaurar e manter agrupados em trio. Agora, cerca de 30 anos mais tarde, serão leiloados pela RM Sotheby’s num evento de arte contemporânea que terá lugar em Nova Iorque, Estados Unidos da América, no próximo dia 28 de outubro. É estimado que possam ser vendidos agregadamente por um valor que se situará entre os 12 e os 17 milhões de euros.

Deixe um comentário

*