Volkswagen K70 estreou-se há 50 anos

VW K70 View Gallery 9 photos

Este foi o primeiro modelo da marca germânica de tração dianteira com o motor arrefecido a água.

A Volkswagen é um dos construtores que mais deve a sua reputação aos modelos que foi produzindo ao longo do seu percurso. Embora o Beetle e o Golf sejam os exemplos mais sonantes desse facto, a verdade é que existem outros automóveis que marcaram de forma indelével a marca com sede em Wolfsburgo. É o caso do K70, o primeiro modelo de tração dianteira alimentado por um motor arrefecido a água.

Este ano é celebrado o 50º aniversário do seu lançamento, um motivo ideal para recordar a sua história. Desenhado por Claus Luthe e desenvolvido por Ewald Praxl, o chefe de engenheiros de um construtor alemão absorvido pelo Grupo Volkswagen anteriormente conhecido por NSU, o K70 partilhava grande parte dos seus componentes com o Ro 80. Ainda assim, seria construído numa fábrica localizada em Salzgitter criada especificamente para o seu fabrico. Dispunha originalmente de um motor 1.6 de quatro cilindros em linha arrefecido a água que debitava cerca de 75 cv de potência. Mais tarde, receberia uma versão com 1.8 litros de cilindrada que via a potência incrementada até aos 100 cv. Graças a uma conceção mais evoluída, possuía suspensões independentes, desfrutava de uma longa distância entre eixos e vinha equipado com sistemas de segurança passiva e ativa.

Quando foi descontinuado em 1975, a fábrica onde era construído acabou por ser transformada num centro de produção de motores e caixas de velocidades, função que ainda mantém. Apesar de não ter alcançado um sucesso comercial estrondoso, foi responsável por estabelecer alguns princípios dos modelos da Volkswagen que lhe sucederam ao ser considerado, ainda hoje, o antepassado do Passat.

Deixe um comentário

*