Dallara Stradale único homenageia mítico avião da Fiat

Dallara Stradale PAN LX Anniversary View Gallery 12 photos

Carroçador Garage Italia decorou o desportivo com as cores do Fiat G.91 utilizado entre a década de 1960 e 80.

O Stradale foi o primeiro modelo de estrada da Dallara. E a produção limitada a 600 unidades deste desportivo transalpino lançado em 2017 já o tornam suficientemente exclusivo. Contudo, para homenagear os 60 anos da fundação da equipa de acrobacias aéreas Frecce Tricolori (da Força Aérea Italiana), que entre 1963 e 1982 utilizou um icónico avião Fiat G.91, a Dallara abriu uma exceção e criou mais um exemplar em conjunto com o carroçador Garage Italia Customs.

O “one-off” Stradale PAN LX Anniversary encomendado por um cliente especial vem decorado com as cores do avião de acrobacias utilizado pelos “setas tricolores”, um azul mate combinado com as três cores da bandeira italiana nas laterais e com riscas laranja no para-choques dianteiro. Na traseira, este desportivo com portas “gull-wing” ostenta um #3 em laranja em homenagem ao G.91 PAN, derivado do caça bombardeiro leve – cujo material para uso militar foi substituído por um sistema gerador de fumo.

O motor deste Dallara Stradale único é o já conhecido 2.3 de quatro cilindros turbo Ecoboost da Ford com 400 cv e 500 Nm. Graças aos seus 855 kg, este pequeno desportivo consegue anunciar prestações ao nível de um supercarro: 0-100 km/h em 3,25 segundos.

Na passagem dos cinquenta anos dos Frecce Tricolori foi criado um Pagani Zonda Tricolori inspirado no avião Aermacchi MB-339 da PAN.

Deixe um comentário

*