M-Sport apresenta o novo Fiesta Rally3

M-Sport Ford Fiesta Rally3 View Gallery 5 photos

Este é o primeiro modelo desenvolvido especificamente para a categoria Rally3 da FIA.

A aposta da M-Sport nos novos regulamentos do Campeonato do Mundo de Ralis prossegue com a introdução do novo Fiesta Rally3. Este que é o primeiro modelo desenvolvido especificamente para a nova categoria, irá preencher o lugar intermédio na “Escada de Oportunidade”, uma estratégia que permite à equipa britânica dispor de um Fiesta para cada uma das cinco classes que compõem a nova estrutura da FIA nos ralis.

Concebido e desenhado pela fábrica da M-Sport situada em Cracóvia, Polónia, este Fiesta Rally3 tem como objetivo tornar o primeiro degrau na escada dos modelos com tração integral mais acessível. O seu programa de desenvolvimento está a decorrer neste momento, um pouco por toda a Europa, tendo em vista a sua utilização em campeonatos mundiais, nacionais e regionais. Debaixo do capot estará o conhecido motor EcoBoost de 1,5 litros que passa a debitar 215 cv de potência e 400 Nm de binário transmitidos às quatro rodas através de uma caixa sequencial de cinco velocidades. Graças a um peso de 1210 kg, consegue atingir os 100 km/h em cinco segundos e alcança uma velocidade máxima de 185 km/h. Como não podia deixar de ser, possui ainda amortecedores de três vias ajustáveis nos dois eixos e desfruta de jantes de 15 polegadas para terra e de 17 polegadas para asfalto.

O diretor da M-Sport Polónia, Maciej Woda, já revelou o seu contentamento com o progresso realizado este ano e aproveitou para afirmar que “o Fiesta Rally3 não é certamente uma alternativa a qualquer competidor que seja comercializado atualmente, será um conceito completamente novo que irá ocupar uma área muito pouco servida nos ralis”. A equipa britânica reforçou a importância de ter o modelo disponível antes do início da temporada de 2021 e, como tal, as primeiras unidades já começaram a ser produzidas. Todavia, a sua homologação deverá ser concluída apenas em março de 2021. O M-Sport Fiesta Rally3 já está disponível por encomenda com um preço de 99.999 euros, excluindo o IVA e os custos de registo.

Deixe um comentário

*