Aston Martin anuncia pack com três Vantage de competição

Aston Martin Vantage Legacy Collection View Gallery 6 photos

A Vantage Legacy Collection inclui o GTE (que venceu duas vezes em Le Mans), o GT3 e o GT4.

Nos últimos anos, a Aston Martin tem brilhado no mundo das corridas de resistência com o Vantage em várias categorias e em homenagem às importantes vitórias criou a divisão de competição da marca britânica criou esta Vantage Legacy Collection. Esta edição especial é composta por um único pack de três modelos homologados especificamente para pista, que não podem ser vendidos em separado: o V8 Vantage GTE, o GT3 e o GT4. Feitos com base no Vantage da geração anterior, lançado em 2005, estes três modelos surgem com as configurações exatas dos modelos vitoriosos nas suas respetivas categorias. Estamos a falar de um período glorioso para a Aston Martin que venceu no WEC, British GT, GT World Challenge e European Le Mans Series. Cada um destes Vantage criados pela Aston Martin Racing surge pintado em Stirling Green com detalhes em amarelo fluorescente. Na sua base está um novo chassis e, segundo a marca, estes carros estão “prontos a correr”.

Primeiro Vantage de competição foi o GT4 que começou a correr em 2012 e que venceu o campeonato de British GT em 2013, 2015, 2016 e 2018. O Legacy GT4 recorre, tal como no modelo original (limitado a 107 unidades), a um motor V8 4.7 com escape “lightweight”, dois depósitos de combustível, e a uma caixa de velocidades modificada. Tal como a FIA obriga, o modelo de corridas inclui um arco de segurança, um vidro traseiro e lateral em plástico, capot de abertura rápida, amortecedores ajustáveis e uma bacquet Recaro.

O V12 Vantage GT3 (limitado a 46 unidades), por sua vez, faz uso de um V12 6.0 com 600 cv. Lançado em 2012 e descontinuado em 2017, possui um chassis em alumínio, embraiagem de competição, um veio de transmissão em fibra de carbono, cintos de segurança de seis apoios e o tablier em fibra de carbono. Este modelo Legacy herda ainda do modelo original um pack aerodinâmico específico, que incorpora painéis em fibra de carbono amovíveis e spoiler traseiro ajustável.

Por fim, o Vantage Legacy GTE presta homenagem ao modelo mais bem-sucedido de sempre do mundial de resistência. Estreou em 2018, tendo ganho sete títulos no WEC e duas vitórias em Le Mans na categoria GTE Am, em 2014 e 2017. Este Legacy é o sétimo exemplar com especificação GTE a ser construído, envergando o número de chassis 007.

A Aston Martin não divulgou os preços desta Legacy Collection. Uma vez que o Vantage GT4 custa cerca de 225 mil euros, é de esperar que o conjunto ultrapasse 1 milhão de euros.

Deixe um comentário

*