Ineos e Hyundai unem-se para fazer Grenadier a hidrogénio

Ineos Grenadier

SUV de visual semelhante ao Land Rover Defender herdará sistema Fuel Cell do Hyundai Nexo.

A Ineos Automotive e a Hyundai assinaram um memorando de entendimento para investigar a produção, fornecimento, assim como o desenvolvimento tecnológico de sistemas a hidrogénio. Em concreto, as duas empresas anunciaram que vão colaborar na criação de uma versão Fuel Cell do 4×4 Grenadier, recorrendo ao sistema utilizado no Nexo (ver New Drive da autoDRIVE #15) – o primeiro SUV desenvolvido de raiz com um sistema a hidrogénio, que não se comercializa atualmente em Portugal.

O objetivo da Ineos é diversificar o tipo de motorizações à disposição no Grenadier, um SUV inspirado no Land Rover Defender original, cuja versão convencional deverá ser lançada no final do próximo ano com motores térmicos de seis cilindros de origem BMW. A Ineos – que é um dos maiores grupos do mundo no ramo dos produtos químicos, produzindo neste momento cerca de 300 mil toneladas de hidrogénio por ano – lançou recentemente uma campanha com vista ao desenvolvimento e construção de uma rede europeia de abastecimento de hidrogénio.

Já grupo Hyundai/Kia vem investindo no desenvolvimento da tecnologia da pilha de combustível desde 2013. Há dois anos, o grupo sul-coreano lançou um plano no qual prevê atingir a meta de produzir por ano 700 mil carros a hidrogénio em 2030.

Ambas as marcas acreditam que trabalhando em conjunto será possível acelerar as economias de escala no ramo do hidrogénio.

Deixe um comentário

*