Porsche confirma detalhes sobre o novo 911 GT3

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Nova variante desportiva do 992 contará com um motor de seis cilindros atmosférico, opção de caixa PDK ou manual e cerca de 1400 kg de peso.

A Porsche vai apresentar o novo 911 GT3 no final de janeiro de 2021. Contudo, numa altura em que cumpre os derradeiros testes dinâmicos já revelou alguns detalhes oficiais, com algumas imagens a acompanhar, de um protótipo novo modelo ainda parcialmente camuflado. A nova derivação do 911 992 traz, como seria de esperar, uma estética arrojada e mais potência debaixo do capot.

Os primeiros dados acerca do novo desportivo foram dados por Andreas Preuninger, o responsável pelo desenvolvimento de modelos de alta performance da casa de Zuffenhausen, que confirma que há importantes modificações ao nível do chassis a assinalar neste modelo de estrada que possui caraterísticas herdadas dos modelos de pista. As vias dianteira e traseira aumentaram alguns milímetros, tornando o GT3 mais largo e permitindo encaixar jantes de 20 polegadas no eixo dianteiro e de 21 polegadas no eixo posterior, acompanhadas por discos de travão com mais de 400 mm à frente (em vez de 380 mm utilizados na geração anterior). A suspensão também tem uma afinação completamente nova no eixo dianteiro, sendo que o novo GT3 será o primeiro 911 de estrada a utilizar uma configuração de triângulos sobrepostos (em vez do tradicional “set-up” de tipo MacPherson).

Apesar de a nova plataforma ser mais pesada face ao antecessor, foi possível reduzir o peso do novo GT3 em virtude da utilização de tecnologia do 911 GT3 RS – o que lhe permitirá rondar os 1400 kg, a contar com o condutor e o depósito cheio. Por exemplo, o capot traseiro e a tampa dianteira são em fibra de carbono, e o mesmo acontece com o spoiler traseiro ativo – que será capaz de gerar maior carga aerodinâmica a alta velocidade. Já o óculo traseiro é feito de um vidro mais fino. A estrutura do silenciador do escape, utilizada para encaixar o filtro de partículas, reduz o peso, assim como os travões carbocerâmicos opcionais. No protótipo de pré-produção agora mostrado é possível ver um difusor de grandes dimensões e um capot ventilado.

Preuninger aproveitou para confirmar que o novo 911 GT3 contará com um motor de seis cilindros boxer 4.0 naturalmente aspirado – o mesmo do 911 Speedster. Apesar de não ter revelado a potência, sabe-se que rondará os 510 cv (mais 10 cv face ao modelo da geração anterior) com um “redline” às 9000 rpm. As imagens mostram também que o desportivo alemão irá dispor de uma caixa manual de seis velocidades, embora seja possível encomendá-lo com caixa de dupla embraiagem PDK de sete relações (que manterá um punho de caixa e patilhas no volante). Ambas as versões contarão com um sistema que assinala através de uma luz amarela se a rotação do motor estiver demasiado alta, que pisca se o limite for atingido e que fica azul quando uma nova relação de caixa é engrenada.

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