Lexus prepara novo SUV elétrico e berlina a hidrogénio

Spy shots dos novos Lexus View Gallery 2 photos

No início de 2021 estreará um protótipo equipado com um sistema de tração integral específico para modelos “eletrificados”.

A Lexus está neste momento a ultimar novidades “eletrificadas”. A principal será um protótipo 100% elétrico com dimensões aproximadas às do SUV RX que servirá de balão de ensaio para a orientação estética dos próximos modelos da marca japonesa. Previsto para o primeiro trimestre de 2021, este modelo servirá também para mostrar um novo sistema de tração integral Direct4, que, segundo a marca, permite alcançar um desempenho dinâmico único para futuros veículos sejam eles 100% elétricos ou híbridos (com um motor a gasolina no eixo dianteiro e um motor elétrico no eixo posterior).

Em resumo, este sistema Direct4 possibilita o controlo elétrico instantâneo das quatro rodas, de forma a transformar o desempenho dinâmico em curva, trabalhando de acordo com as condições de condução e as intenções do condutor, melhorando também o conforto e reduzindo o ruído. Numa condução normal a potência é maioritariamente dirigida para o eixo dianteira, com a distribuição a ser na proporção 50:50 para melhor equilíbrio dinâmico. Contudo, numa condução mais desportiva, a prevalência será dada às rodas traseiras. Este novo protótipo da Lexus antecipa um novo SUV elétrico de referência na gama, que se posicionará acima do recém-chegado UX300e.

As novidades não se ficam por aqui, uma vez que o emblema de luxo da Toyota está ainda a desenvolver um modelo movido a hidrogénio. Este modelo “apanhado” recentemente ainda camuflado juntamente com o SUV elétrico tem dimensões semelhantes à de um ES e também contará com um sistema Direct4. O modelo de tração traseira da Lexus deverá ser um “irmão” da segunda geração do Toyota Mirai com um débito de potência superior a 300 cv.

Deixe uma resposta

*