Primeiro derivado de pista do Porsche 911 992 está quase aí

Porsche 911 GT3 Cup teaser View Gallery 11 photos

Novo GT3 Cup prepara-se para entrar em ação para a temporada de 2021.

A Porsche está neste momento a realizar os últimos testes dinâmicos do novo 911 GT3. Aquele que é o sucessor do 991.2 será simultaneamente o primeiro derivado de competição do 911 992 e entrará em ação na próxima temporada. O novo modelo de pista (conhecido para já pelo nome de código TC01) terá mais do que nunca ligações ao GT3 de estrada (que deverá ser revelado no arranque de 2021) – basta comparar a asa traseira gigante “pescoço de cisne” de ambos para perceber as semelhanças. O processo de desenvolvimento e de testes do novo Cup (na imagem um protótipo de pré-produção ainda camuflado) tem sido cumprido em vários circuitos um pouco por toda a Europa – por exemplo, Monza, Lausitzring e Nürburgring. Uma das novidades no novo carro é que contará com uma estrutura 5% mais rígida do que antes. O motor do modelo de pista deverá ser o mesmo já confirmado para o modelo de estrada, ou seja, um seis cilindros boxer 4.0 naturalmente aspirado – contudo, associado a uma caixa sequencial com patilhas no volante no caso do GT3 Cup. As caraterísticas técnicas do novo Cup serão reveladas no próximo sábado. Visualmente, o 911 GT3 de corridas possui entradas de ar adicionais no capot e menor altura ao solo.

Desde que a linhagem Cup foi criada em 1990 para equipas profissionais e privadas já foram produzidas 4251 unidades destes modelos de competição. O 911 GT3 Cup é o modelo que serve de base à Porsche Mobil 1 Supercup e ao campeonato Carrera Cup.

Além do GT3 Cup, nos próximos meses deverá ser mostrado o novo GT3 R que está relacionado com o 911 GT3 RS de estrada, a tempo para competir na temporada de 2022. Na calha está ainda um novo 911 RSR feito com base no 992.

Deixe um comentário

*