Último Peugeot 308 GTI saiu da fábrica

Peugeot 308 GTI

Na próxima geração, a versão desportiva do compacto de Sochaux contará com uma versão híbrida plug-in com o novo selo PSE.

A Peugeot decidiu imortalizar o momento da saída da linha de produção da última unidade do 308 GTI no passado dia 2 de dezembro. A foto mostra o derradeiro exemplar da versão desportiva do compacto de Sochaux que será uma verdadeira peça de coleção, também porque após o último restyling esteve em produção apenas de setembro a dezembro, incorporando um painel de instrumentos digital. Desde 2015, altura do último restyling mais profundo, foram produzidas 37.860 unidades do 308 GTI. O 308 GTI contava com um motor 1.6 Puretech de quatro cilindros turbo com 263 cv.

Na próxima geração, a lançar em 2021, a 308 passará a contar com a nova designação para as versões mais “apimentadas”. O modelo em questão, que só deverá estar disponível nos concessionários em 2022, envergará o novo selo Peugeot Sport Engineered (PSE) que estreará no novo 508 PSE em abril do próximo ano. Esta nova designação será exclusiva de modelos híbridos plug-in, no caso do 308 PSE com mais de 300 cv. Além do 308 e do 508, está prevista uma versão PSE para o 3008. A razão da transição do emblema GTI para PSE justifica-se pelas normas cada vez mais restritas no que concerne às emissões de CO2. Outra nota ainda para a versão desportiva do 208 elétrico chegará em 2021.

O último GTI a sair da fábrica da Peugeot em Sochaux marca efetivamente o fim de uma era. A saga GTI começou em 1984 com o 205.

Deixe uma resposta

*