Alfa Romeo despede-se do 4C com tributo ao 33 Stradale

Alfa Romeo 4C Spider 33 Stradale Tributo e 33 Stradale View Gallery 23 photos

Disponível apenas no formato Spider, o modelo é limitado a 33 unidades.

Agora sim, é de vez: a Alfa Romeo vai despedir-se do 4C com uma edição especial. O modelo em questão é o 4C Spider 33 Stradale Tributo e é inspirado no 33 Stradale de 1967, um lendário desportivo de motor central. Apenas serão produzidas 33 unidades desta série especial, destinada em exclusivo para os EUA – que teve o privilégio de ter este modelo por mais tempo em catálogo face à Europa.

O 4C Spider 33 Stradale Tributo estará disponível em exclusivo na cor exterior Rosso Villa d’Este – sendo o primeiro Alfa Romeo a ter um acabamento em vermelho transparente aplicado em três camadas por cima da monocoque em carbono. Conta ainda com jantes cinza e douradas de 18 polegadas à frente e de 19 atrás, bancos desportivos em material compósito revestidos em Dinamica em tons de preto e castanho. O interior surge decorado com placas alusivas à edição, no tablier, soleiras das portas e consola central. Os clientes podem ainda receber um livro numerado feito pelo Centro de Design da Alfa Romeo, que descreve o processo de elaboração do carro, a sua tecnologia, materiais e produção em Modena, assim como a história do 33 Stradale. Esta edição inclui de série um escape Akrapovic, suspensão de competição, faróis bi-xénon, carregador da bateria, capa para o carro, revestimentos em couro, além de bancos, spoiler traseiro e capas dos espelhos em fibra de carbono. No exterior vem também um novo logótipo “Centro Stile Alfa Romeo”. Em opção, é possível escolher a entrada de ar dianteira e difusor traseiro em preto piano.

Apenas para avivar a memória, o 4C conta com um motor de quatro cilindros com 1750 cc turbo de injeção direta, feito em alumínio e equipado com um sistema de abertura variável de válvulas, sendo capaz de debitar 241 cv. Combinado com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, este modelo de tração traseira anuncia 0-100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 257 km/h.

Entre 1967 e 1969 foram construídas apenas 18 unidades do 33 Stradale, que é considerado por alguns como o Alfa Romeo mais bonito de sempre. Esta elegante criação contava com um motor V8 de 1995 cc com quatro árvores de cames à cabeça. Com apenas 700 kg, graças a um chassis e carroçaria em alumínio, anunciava uma velocidade máxima de 260 km/h. O 33 Stradale fez a sua estreia no G.P. de Itália em Monza em 1967 e venceu na sua classe as 24 Horas de Daytona em 1968.

Deixe um comentário

*