Hipercarro Jaguar mostra rumo estético dos próximos modelos

Jaguar Vision Gran Turismo SV View Gallery 42 photos

Com 1903 cv, o Vision Gran Turismo SV aponta, por exemplo, para a orientação estilística do próximo F-Type.

A Jaguar revelou um protótipo de corridas de resistência virtual que aponta para a nova linguagem estéticas dos seus futuros modelos de produção, incluindo o F-Type. O Vision Gran Turismo SV estará disponível no jogo Gran Turismo (que conta atualmente com 83 milhões de jogadores em todo o mundo) para a Playstation a partir do início do próximo ano. Não contente em trazer ao mundo mais um modelo puramente virtual, a marca britânica criou um modelo em tamanho real que utilizará para mostrar em vários eventos um pouco por todo o mundo. Neste projeto, além da equipa de design, a Jaguar envolveu na produção deste modelo elétrico os engenheiros dos modelos de estrada. Apesar deste passo importante de ter tornado real este modelo do Gran Turismo, a marca descarta desde já que alguma vez possa vir a produzi-lo.

Com 5,54 metros de comprimento, 2,72 m de distância entre eixos e pouco mais de 1 m de altura, o Vision Gran Turismo SV possui um sistema propulsor (este sim, puramente virtual) inspirado no carro da Fórmula E, desenvolvido com o input da Jaguar Racing, com quatro motores elétricos (um por roda e cada um com a sua própria transmissão automática de uma velocidade – solução que possibilita uma distribuição inteligente de binário por cada roda) a debitarem 1903 cv e 3360 Nm. Isto permite-lhe cumprir acelerações de 0 a 96 km/h em apenas 1,65 segundos e atingir uma velocidade máxima de 410 km/h. A bateria é arrefecida por um circuito de arrefecimento de nitrogénio líquido colocado de forma estratégica de modo a conseguir obter uma distribuição de pesos 50:50. Em retas como a de Mulsanne em Le Mans, o circuito de arrefecimento fará com que o carro liberte vapor quando atinge a potência máxima. O quarteto de motores providencia um “red line” às 40.000 rpm. Para acompanhar esta performance, os engenheiros desenvolver um som tipo turbina.

Para já, não foi revelada a autonomia deste modelo elétrico de corridas, cujo design também “pisca o olho” a lendas do passado como o C-Type, D-Type, XJR-9 ou XJR-14, embora trazendo a jogo tecnologia de vanguarda. Até a própria decoração é ilusiva aos primeiros modelos de corridas da marca de Coventry. Visualmente, o principal destaque vai para o exuberante spoiler na traseira que lhe permite gerar 483 kg de “downforce” a rondar os 320 km/h. A aerodinâmica deste Vision, com um coeficiente de 0,398, foi aprimorada com base nos ensinamentos obtidos no modelo de Fórmula E. Existem vários detalhes interessantes neste novo Vision, nomeadamente os faróis ao estilo dos protótipos de Le Mans, a nova assinatura luminosa Jaguar J, ainda mais estreita, dois depósitos de combustível, uma grelha em acrílico com recortes subtis, o emblema SV iluminado no piso do habitáculo, uma faixa iluminada na extremidade da traseira e um tubo no meio do tejadilho. O GT SV possui um piso fechado e esculpido concebido para direcionar de forma mais eficaz o ar do lábio dianteiro para o proeminente difusor traseiro.

O habitáculo deste Gran Turismo da Jaguar assume a forma de um capacete. Apesar de uma posição de condução baixa, o piloto possui visibilidade suficiente entre os dois arcos das rodas salientes, uma vez que o capot é rasteiro. Nas laterais há ecrãs que fornecem uma visão de 270 graus do carro. Os bancos feitos de uma só peça são feitos a partir de uma nova fibra de carbono reciclada proveniente dos modelos de Fórmula E.

Não é a primeira vez que a Jaguar se aventura no mundo dos hipercarros dos videojogos. Há pouco mais de um ano revelou o Vision Gran Turismo Coupé com três motores elétricos responsáveis pelo débito de 1020 cv. Para o desenvolvimento do novo Vision GT SV, a Jaguar diz que ouviu alguns dos utilizadores do jogo.

Deixe uma resposta

*