Toyota aposta em microcarro elétrico C+Pod

Toyota C+Pod View Gallery 11 photos

Modelo de dois lugares tem autonomia para 150 km.

A Toyota apresentou uma nova solução para a mobilidade urbana: o C+Pod. Este microcarro elétrico de dois lugares está disponível apenas no mercado japonês a um preço abaixo dos 14 mil euros. Este “minicarro” tem 2,49 metros de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura – o que significa que é 205 mm mais curto e 113 mm mais estreito do que um Smart Fortwo atual. A distância entre eixos da proposta da Toyota é de 1,78 metros. As suas dimensões reduzidas permitem-lhe efetuar uma volta de 180 graus em apenas 3,9 metros. Além disso, o modelo japonês tem um peso a oscilar entre 670 e 690 kg, dependendo da versão escolhida, graças à utilização de painéis da carroçaria em plástico. No lançamento existem duas versões à disposição: C+Pod Grade X e C+Pod Grade G que se diferenciam pelo equipamento. Destaque para os faróis e farolins em LED e para o interior em preto. Existem opções bicolores e tricolores para o exterior. O modelo de dois lugares oferece conetividade através do smartphone e incorpora um sistema de segurança pré-colisão capaz de detetar de outras viaturas, peões e ciclistas.

Esta proposta futurista, que evolui do estudo Ultra-Compact BEV Concept de 2019, dispõe de um motor de 12,5 cv/9,2 kW e 56 Nm alimentado por um pack de baterias de 9,06 kWh de capacidade que lhe permitem uma autonomia até 150 km (WLTP) e uma velocidade máxima de 60 km/h. Esta baterias carregam em cerca de cinco horas numa tomada 200V/16A e em 16 horas numa tomada de 100V/6A. Uma das opções é de uma bateria externa até 1500 KW para ser utilizada em situações de cortes de energia ou de eventuais catástrofes naturais. Segundo o fabricante, esta bateria pode fornecer energia durante aproximadamente 10 horas.

Atualmente, o C+Pod pode ser comprado apenas por frotas (do Estado ou empresas), sendo que a versão para particulares está prevista para 2022. O microcarro começará a ser produzido em breve em Motomachi (no Japão) na mesma fábrica onde é feito o GR Yaris. Não está confirmada a vinda deste modelo para a Europa.

Deixe um comentário

*