Designer revela Porsche 550one “Lil’ Bastard”

Porsche 550one View Gallery 3 photos

Este exemplar construído em 2008 presta homenagem ao Porsche 550 Spyder que pertenceu a James Dean.

Depois de a Porsche apresentar 15 protótipos produzidos entre 2005 e 2019 (ler edição #38 da revista autoDRIVE) que nunca haviam sido mostrados ao público, Walter de Silva, o anterior responsável máximo pelo design do Grupo Volkswagen, decidiu partilhar um protótipo muito especial denominado 550one “Lil’ Bastard”. Construído em 2008, o modelo conceptual presta homenagem ao Porsche 550 Spyder detido pelo ator norte-americano James Dean.

Segundo o designer, foi criado a pedido de Ferdinand Karl Piëch e resulta do trabalho de uma equipa composta por Peter Wauda, Christian Felske e Romi Rost. Como não podia deixar de ser, tendo em conta o seu propósito, é fortemente inspirado no modelo dos anos 1950 que acabaria por tirar a vida ao ator num acidente de viação. Assume a configuração de roadster com o motor colocado numa posição central, recebeu um interior inédito de aspeto minimalista e tem presente diversos pormenores que fazem referência ao Porsche 550 Spyder original.

Não se conhecem as suas especificações, nem se sabe por que razão nunca chegou a ser produzido – os rumores apontam para o custo de desenvolvimento do Macan como o principal obstáculo. Foi mantido em segredo durante 12 anos até ser agora revelado por Walter de Silva, numa altura em que o designer se prepara para terminar a sua carreira.

Deixe um comentário

*