Porsche revela protótipos secretos

Porsche 919 Street View Gallery 64 photos

Novo livro dá a conhecer vários modelos que ficaram na gaveta nos últimos 15 anos. Entre eles está um 919 Hybrid de estrada e um sucessor do 550 Spyder.

“Porsche Unseen” é o título do novo livro de 328 páginas no qual a marca de Zuffenhausen dá a conhecer o trabalho do estudo de design, incluindo alguns projetos desconhecidos do grande público que foram desenvolvidos nos últimos 15 anos. E alguns dos 14 projetos agora desvendados são algumas surpresas, tal como a versão de estrada do protótipo 919 Hybrid LMP1 de Le Mans ou a interpretação moderna do 550 Spyder. Todos estes trabalhos foram criados no mesmo estúdio, o Style Porsche, localizado em Weissach (na Alemanha), perto do centro de engenharia da marca, tendo atualmente Michael Mauer ao leme. Neste centro trabalham mais de 120 designers, alocados a desenvolver os exteriores, os interiores, as cores, os materiais, a construção dos modelos e a componente de engenharia. Os projetos agora revelados no livro “Porsche Unseen” são “one-off”, sendo que alguns deles serviram de inspiração para alguns modelos atualmente em produção ou antecipam certas apostas vindouras.

Dos protótipos mais interessantes que agora vieram a lume é o 919 Street (na imagem principal). Construído em 2017, no ano em que a Porsche anunciou a sua saída das corridas de resistência na categoria LMP1, este concept projetava uma variante de estrada do 919 Hybrid (vencedor de 33 corridas, três títulos de construtores e três títulos de pilotos no WEC), ainda hoje detentor do recorde absoluto da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring (com o tempo de 5 minutos e 19,55 segundos). Este modelo foi construído com base numa estrutura em fibra de carbono semelhante à do carro de competição – com o qual partilha a distância as suas dimensões, nomeadamente a distância entre eixos, e o conjunto propulsor híbrido que conjuga um V4 2.0 turbo e um motor elétrico, para um total de 900 cv. A Porsche acabou por desistir de avançar com a construção deste 919 de estrada por considera-lo demasiado extremo para o grande público.

Já o Vision Spyder é outro dos destaques. Desenhado em 2019, este modelo pretendia abrir caminho para um sucessor espiritual do 550 1500 RS Spyder de 1954. Apesar de não ter avanço, o projeto serviu para explorar ideias de design e inovações para modelos futuros, como por exemplo uma roll-bar moderna.

Apesar dos rumores de que a Porsche estaria a preparar um supercarro de motor central com o nome 960, o Vision Turismo concept datado de 2016 era na realidade um projeto sim de motor central, mas de uma berlina. Este modelo nunca chegou a receber “luz verde” para ser produzido, embora muitos dos seus elementos estéticos tenham sido incorporados no elétrico Taycan.

Mas nem todos os protótipos criados pela Porsche Style visavam um modelo de produção. Exemplo disso é o Vision Renndienst de 2018, cujo nome traduzido dá qualquer coisa como “Vision Race Service”. O objetivo era explorar um segmento ainda não explorado pela marca alemã, o dos furgões. Neste caso, um furgão elétrico com posição de condução central e espaço para cinco passageiros. O interior é modular e espaçoso, com o motor elétrico a surgir colocado debaixo do piso do carro.

O Porsche 906 Living Legend foi criado em 2005 e tal como o nome sugere é feito com base no 906 de corridas de 1966. O coupé de motor central foi desenvolvido com base no 906 Bergspyder e tinha portas com abertura de “asas de gaivota”.

Em 2013, foi criado o Porsche 904 Living Legend, uma versão revivalista do 904 de 1963 ou que pode ser descrito como uma versão mais radical do VW XL1, o “carro um litro” que nunca chegou a avançar para produção. Este modelo de tamanho real da marca de Zuffenhausen tinha um chassis em fibra de carbono e pretendia antecipar um desportivo pequeno, com apenas 900 kg e com um design o mais minimalista possível. Na dianteira surge uma assinatura luminosa similar à que foi adotada no Taycan.

Igualmente datado de 2013, o protótipo 917 Living Legend foi concebido para celebrar os 50 anos do 917 numa exposição no museu da Porsche. Este modelo com o #23 nas portas foi criado em apenas seis meses e é reminiscente do carro com o qual a marca alemã conquistou as suas primeiras 24 Horas de Le Mans com Hans Herrmann e Richard Attwood ao volante. Este estudo tem um estilo inspirado no 918 que estreou nesse mesmo ano no Salão de Frankfurt.

Um dos modelos mais pedidos pelos fãs dos 911 “off-road” (e que tem muito oportunamente feito as delícias de alguns preparadores por não avançar para produção), com sucesso entre outras provas no Paris-Dakar, também foi um dos esteve em cima da mesa. Neste caso, o 911 Vision Safari, com as caraterísticas cores da Martini Racing, feito com base 911 991, e que data de 2012.

Ainda mantendo o visual Safari, foi também criado o Porsche Macan Vision Safari em 2013. O objetivo deste protótipo, desenvolvido com carroçaria de três portas, seria seguramente desenvolver um modelo com maiores aptidões fora de estrada.

Em 2014, a Porsche desenvolveu o concept Boxster Bergspyder, feito com base no Boxster 981. Este speedster foi uma homenagem aos modelos de competição das décadas de 1950 e 1960, sendo uma referência direta ao 909 Bergspyder, construído por ordem de Ferdinand Piëch, na altura responsável de desenvolvimento da marca. Este modelo já foi mostrado ao público em 2019 e desde essa altura já integra o espólio do museu da Porsche.

O Le Mans Living Legend foi desenvolvido em 2016. Feito com base num Boxster é uma homenagem ao 550 que estreou nas 24 Horas de Le Mans em 1953. Carateriza-se pelas portas “gullwing”.

Já o Vision 916 é tal como o nome sugere uma reinterpretação do “lightweigth” 916. Criado em 2016, este estudo elétrico tinha quatro motores e vãos curtos.

Concebido em 2019, o Vision E é um protótipo de um carro de Fórmula E para “gentlemen drivers”. Com tecnologia de 800V, este modelo futurista da Porsche Motorsport coloca o piloto ao meio dentro de uma cúpula de vidro apertada, além de exibir um tratamento aerodinâmico otimizado e faróis inovadores.

O Vision 918 RS era para ser um sucessor do 918. Criado em 2019, era ser uma espécie de despedida do híbrido. Destaca-se pelo explorar novos caminhos de design.

Também datado de 2019, o Vision 920 pretendia homenagear os sucessos de Le Mans entre 2015 e 2017. Trata-se de um estudo de um desportivo extremo, pronto para evoluir para um modelo de estrada e outro de competição.

Alguns destes protótipos serão integrados numa exposição que estará patente no museu da Porsche em Estugarda em 2021 (em datas a anunciar).

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