Versão Baja é feita a partir de um Carrera 4 Cabriolet de 1991.
A ligação da Porsche a competições fora de estrada não é uma das facetas mais conhecidas do construtor de Zuffenhausen. Essa ligação remonta à criação do seu primeiro supercarro, o 959, que foi originalmente desenvolvido para competir na categoria dos Grupo B no WRC e chegou mesmo a vencer o Rali Dakar em 1986. Eis que agora, entre a grande variedade de modificações que existem com base em modelos da marca alemã, surge um Porsche 911 da geração 964 com uma preparação “off-road”.
Apresentado no SEMA deste ano pela Russel Built Fabrication, o modelo foi batizado com o nome Baja. Partindo de um Carrera 4 Cabriolet de 1991, o seu criador, TJ Russell, tinha o objetivo de construir “o 911 mais capaz e versátil do planeta”. Para isso, adicionou-lhe um arco de segurança proveniente da NASCAR, aumentou ligeiramente a distância entre eixos, alargou as vias em cerca de 35 cm e instalou-lhe uma suspensão de todo-o-terreno completamente desenhada do zero. A grande parte dos componentes e painéis da carroceria foram feitos em alumínio especificamente para este modelo, o que permitiu reduzir o peso para apenas 1.270 kg. O motor é o mesmo de fábrica, com a cilindrada ligeiramente aumentada para 3.8 litros, debitando 370 cv de potência e 420 Nm de binário.
A Russel Built Fabrication revelou que este Porsche 911 Baja já está disponível para encomenda, podendo ser personalizado ao gosto do cliente.