Feita com base numa nova plataforma, a terceira geração do SUV terá uma gama composta por três versões híbridas a gasolina.
A Nissan já definiu uma data para a apresentação da terceira geração do Qashqai: 18 de fevereiro. Esta confirmação vem acompanhada de mais algumas imagens teaser mais reveladoras. Num novo vídeo, por exemplo, é mostrada a nova assinatura luminosa em LED com formato diagonal e é visível o “lettering” com o nome do modelo na traseira. Num interior de aspeto “hi-tech”, destaque também para a instrumentação digital de 12,3 polegadas (capaz de projetar a navegação). O ecrã central do sistema de infotainment fica posicionado no topo da consola, havendo um conjunto de botões físicos logo abaixo e comandos específicos para o ar condicionado. As fotos mostram também bancos com função de massagem, revestimentos em couro perfurado e acolchoado em forma de diamante, head-up display com 10,8 polegadas e sistema de som da Bose com 10 altifalantes, que serão propostos nas versões mais equipadas.
O SUV será feito com base numa nova plataforma modular CMF, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta estrutura abre caminho a uma gama composta apenas por versões híbridas de 12V. Isso significa que os motores Diesel deixam de ser opção. Assim, o novo Qashqai será proposto com uma versão “full hybrid” com tecnologia e-Power com motor 1.5 turbo de compressão variável (em estreia na marca) com 190 cv e 330 Nm. Este bloco terá o apoio de um pequeno motor elétrico alimentado por uma bateria de 2 kWh, que possibilita um modo EV com apenas 1 ou 2 km. De acordo com a marca nipónica, a principal vantagem desta tecnologia é a redução nos consumos, que será em média de 5,3 l/100 km (WLTP). Apesar dos 22 kg de peso adicional deste sistema, a Nissan anuncia uma redução de 4 g/km de CO2. A juntar a isso, o apoio elétrico torna as acelerações mais lineares, graças ao apoio de binário adicional e um acionamento do start & stop mais suave. A gama do Qashqai contará ainda com mais duas versões “mild hybrid” com base no motor de quatro cilindros turbo a gasolina 1.3 DIG-T: uma com 140 cv e 240 Nm com caixa manual de seis velocidades e outra com 158 cv e 260 Nm com opção manual e CVT X-Tronic, 4×2 e 4×4. A nova caixa de variação contínua promete ser mais eficiente e providenciar passagens mais rápidas, ao mesmo tempo que diminui o efeito de “banda elástica” em virtude de simular passagens de caixa. Já o novo sistema 4×4 tem cinco modos de condução e permite o envio de potência para as rodas traseiras de forma cinco vezes mais rápida comparativamente com o sistema antigo.
O novo Qashqai é 35 mm mais comprido, 25 mm mais alto e tem mais 20 mm de distância entre eixos face ao modelo atual. Graças a isso, possibilita mais 28 mm de espaço para pernas nos lugares posteriores.