Nissan confirma novo Qashqai híbrido para 2021

Nissan Qashqai View Gallery 3 photos

Além de versões “mild hybrid” e com extensor de autonomia, a próxima geração do SUV poderá também vir a contar com uma opção desportiva.

O novo Qashqai vai ser desvendado na primavera do próximo ano, mas a Nissan já confirmou vários dados relevantes relativos ao SUV. Em primeiro lugar, o “best-seller” da marca nipónica transitará para a nova plataforma modular CMF-C da aliança Renault-Nissan, o que lhe permitirá incorporar os mais recentes sistemas de segurança e motores híbridos. Em causa estará um 1.3 turbo a gasolina “mild hybrid” de 12V, com versão de tração dianteira com 140 cv e caixa manual, além de uma opção com tração integral de 157 cv e equipada com uma nova CVT. A estes juntam-se também um novo híbrido com extensor de autonomia de tecnologia e-Power. Esta nova opção terá tração dianteira e 190 cv. De fora da nova gama ficarão, tal como já se tinham especulado, opções Diesel.

Outra informação interessante é que Marco Fioravanti, o responsável de planeamento de produto da Nissan na Europa, não colocou de parte a aposta numa versão de cunho desportivo.

O terceiro Qashqai virá apetrechado de “upgrades” tecnológicos de última geração. Entre os vários sistemas de segurança e auxílio à condução destaque para a mais recente evolução do sistema de condução semiautónoma ProPilot. Esta tecnologia conta com um aviso de colisão dianteira mais elaborado, possibilita manobras “stop and go”, movimentos da direção mais suaves, um ajuste automático da velocidade e intervém automaticamente caso detete algum obstáculo no “ângulo morto”. Novidade será também o sistema de luzes inteligente que permite desligar parte dos LED (incorporados de série no novo modelo) de modo a evitar o encadeamento de quem segue na direção oposta. Os protótipos ainda camuflados mostram que o visual do novo Qashqai deverá adotar elementos do Juke, sobretudo na secção dianteira, mas também do protótipo IMQ de 2019. Os responsáveis da Nissan falam ainda de um futuro Qashqai com um aspeto mais musculado e dinâmico. O novo sistema de infotainment permitirá efetuar atualizações “over the air”.

A nova plataforma será mais leve, mas também mais rígida (graças ao uso de aço de alta resistência) face à anterior. Isso permitirá uma estrutura 60 kg mais leve e 41% mais resistente do que o antecessor. A juntar a isso, serão utilizadas portas, para-choques e capot em alumínio (contribuindo para uma poupança de 21 kg na balança) e além da tampa da mala e da tampa do depósito de combustível em material compósito (o que equivale a menos 2,6 kg). Esta nova base permitirá que o Qashqai seja 32 mm mais comprido (para 4426 mm), 35 mm mais largo (para 1841 mm), 25 mm mais alto (para 1615 mm, em parte em virtude de um aumento da altura ao solo) comparativamente com o modelo atual, o que beneficiará a habitabilidade (graças a 20 mm adicionados à distância entre eixos) e também a capacidade da bagageira que aumentará 50 litros (chegando aos 480 litros). Os modelos 4×2 terão jantes de 19 polegadas e barra de torção no eixo traseiro. Já os 4×4 terão jantes de 20 polegadas e contarão com uma configuração multibraços.

2 Comments

Deixe uma resposta

*