Lamborghini Diablo SV-R pronto a correr vai a leilão

Lamborghini Diablo SV-R View Gallery 18 photos

Este é um dos 31 exemplares construídos do modelo de competição.

O autocolante com a frase “um cavallino rampante recuará sempre na presença de um touro enraivecido” diz tudo sobre o que a Lamborghini quis fazer com este Diablo SV-R, uma variante de competição. Agora, um exemplar muito especial da série de 31 que foi construída para a competição monomarca Supertrophy, vai a leilão.

Trata-se de uma unidade habilitada a circular em estrada do SV-R, uma derivação mais “despida” e focada para pista do supercarro de Sant’Ágata Bolognese. Com 1385 kg, é 191 kg mais leve que o Diablo SV, graças à utilização de painéis em fibra de carbono, janelas em policarbonato e menos “luxos” no interior. Além disso, os faróis no capot foram substituídos por circuitos de arrefecimento. Inclui ainda um arco de segurança, bacquets, extintor, entre outros elementos alusivos à competição. Debaixo do capot está um motor V12 5.7 naturalmente aspirado a debitar 540 cv nas rodas traseiras, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades “dogleg”. Por fora, o SV-R vem munido de um kit aerodinâmico específico, com uma asa traseira em fibra de carbono, e uma suspensão de competição. Este Diablo SV-R em particular, o 16º exemplar a ser construído, correu na Europa e na Austrália, tendo começado a sua carreira em 1998 no Lamborghini Super Sport Trophy Championship nas mãos de Fabio Santaniello (que se sagrou campeão), e vencido 18 corridas em dois anos na Australian Nations Cup nas temporadas de 2000 e 2001.

O carro, atualmente localizado em Melbourne (na Austrália), foi recentemente sujeito a um processo de restauro avaliado em 100 mil euros que o devolveu à sua especificação de pista. Isto significa que agora, apesar de ser “road legal”, este SV-R está apto a correr na série EU/US International GT Legends, que inclui o Le Mans Classics. Curiosamente, este Diablo voltou a “vestir” a mesma decoração com o #666 que utilizou quando correu na Austrália, com os patrocinadores da época. O próximo dono do carro terá direito a um conjunto de acessórios sobressalentes, incluindo três jogos de pneus e jantes, travões, macacos, rádios e até uma pista para ajudar na mudança de pneus. Esta raridade está a ser leiloada “online” pela Trading Garage, que não revelou o valor base de licitação.

Deixe um comentário

*