Cupra Formentor VZ5 traz motor do Audi RS3

CUPRA Formentor VZ5 View Gallery 18 photos

SUV de formato coupé conta com os préstimos de um bloco 2.5 de cinco cilindros turbo com 390 cv.

A Cupra celebrou três anos de existência com uma edição especial Formentor VZ5, cuja chegada ao mercado está prevista para o último trimestre deste ano. A nova versão de topo do primeiro modelo desenvolvido de raiz pela submarca desportiva da Seat é limitado a 7 mil unidades e tem a particularidade de vir equipado com um motor 2.5 TSI de cinco cilindros turbo com 390 cv entre as 5700 e as 7000 rpm e 480 Nm entre as 2200 e as 5700 rpm – o mesmo utilizado no Audi RS3 -, surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem (banhada em óleo) DSG de sete velocidades e a um sistema de tração integral 4Drive. O VZ5 (nome alusivo a “veloz” e “5” ao número de cilindros do motor) é 80 cv mais potente faze ao atual Formentor VZ (munido de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo) e 10 cv menos potente face ao RS3 atual. O novo Formentor VZ5, que pesa 1,7 toneladas, anuncia 0-100 km/h em 4,2 segundos (valor 0,7 seg. mais rápido em comparação com o modelo de 310 cv) e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. Estima-se que as emissões de CO2 sejam de 193 g/km.

Esta variante mais “espigada” do SUV de formato coupé catalão surge com uma suspensão 10 mm mais baixa e cavas das rodas mais pronunciadas comparativamente com o VZ. Além disso, além dos modos de condução tradicionais (Comfort, Sport, Individual, Offroad e Cupra) acrescenta o modo “Drift” (já disponível no novo VW Golf R) e um sistema de amortecimento adaptativo de fábrica. Nesta versão, o capot é refrigerado e os para-choques possuem entradas de ar específicas.

O VZ5 distingue-se pela nova cor exterior Taiga Gray (ao todo existem três cores à disposição), jantes acobreadas de 20 polegadas e pinças de travões Akebono de seis êmbolos acompanhados de discos de 370 mm no eixo dianteiro. Na traseira, realce para o difusor em fibra de carbono, quatro ponteiras de escape acobreadas de formato diagonal e para o logótipo VZ5 em preto cromado. Por dentro, destaque para as novas bacquets revestidas em couro, além de acabamentos específicos.

Deixe um comentário

*