Novo VW Golf R tem 320 cv e modo drift

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O Golf de produção mais potente de sempre traz um novo sistema de vectorização de binário e anuncia uma velocidade máxima de 270 km/h.

A Volkswagen apresentou a nova geração do Golf R, que estará disponível até ao final deste mês. Aquele que se assume como o Golf de produção em série mais potente de sempre surge munido de um motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina (o mesmo EA888 desde 2009 agora designado por Evo4) com 320 cv (mais 20 cv do que antes), acoplado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. O binário também cresceu para 420 Nm (mais 20 Nm) numa faixa disponível entre as 2100 e as 5350 rpm. Anuncia 0-100 km/h em 4,7 segundos, uma melhoria de 0,2 segundos face ao modelo anterior, além de uma velocidade máxima de 250 km/h (extensível a 270 km/h com o pack R-Performance). Graças a um novo diferencial autoblocante variável no eixo traseiro e uma nova afinação do chassis, novo Golf R é 19 segundos mais rápido numa volta ao circuito de Nürburgring, comparativamente com o modelo da geração anterior – assinando um tempo de 7 minutos 51 segundos com pneus de baixo perfil.

Este quinto Golf R promete também melhorias no capítulo dinâmico. Em primeiro lugar, o sistema de tração integral 4Motion recebeu o R-Performance Torque Vectoring – uma evolução do sistema disponível no Arteon R e Tiguan R. A caraterística principal deste sistema é a distribuição variável de binário entre os eixos e entre as rodas individualmente. Enquanto o eixo traseiro normal distribui o binário numa proporção 50/50, o diferencial com vectorização de binário, equipado com duas embraiagens multidiscos, possibilita até 100% do binário na roda do lado de fora da curva. O ângulo de direção, a posição do pedal do acelerador, a aceleração lateral, a taxa da guinada e a velocidade determinam a intensidade da distribuição de força. O condutor tem à sua disposição os modos de condução Comfort, Sport, Race e Individual, acionáveis através de um botão no volante. Em opção, apenas quando acionado o pack R-Performance, estão ainda incluídos os modos Drift e Special (este último concebido especialmente para “atacar” Nürburgring, com uma suspensão 20 mm mais baixa face ao Golf normal e com uma afinação menos rígida face ao modo Race, acompanhado de reduções de caixa melhor adaptadas às curvas do circuito). Todos estes modos adaptam as caraterísticas da suspensão desportiva DCC e do ESP, além da gestão eletrónica do amortecimento, da direção progressiva e do sistema de tração às quatro rodas com diferencial eletrónico XDS. O camber do eixo dianteiro deste Golf R foi aumentado em 1,3 graus, a barra estabilizadora e as molas foram aumentadas em 10%, mas também a direção foi reprogramada com vista a proporcionar uma resposta mais direta.

Com 1476 kg, o novo Golf R está cerca de 7 kg mais leve e um dos motivos para isso acontecer é a utilização deu um subchassis em alumínio 3 kg mais leve na dianteira com vista a obter maior rigidez. O novo modelo vem equipado com jantes de 18 polegadas (com opção de 19”). A acompanhar estão os discos de travão perfurados com 34 mm de espessura e 35,7 cm de diâmetro, com pinças em azul e com estrutura em alumínio 600 kg mais leve. O Golf R diverge do Golf convencional no formato do para-choques dianteiro, que possui um spoiler, grelhas laterais em forma de asa e barra azul por cima do radiador. Agora existe uma lista iluminada em LED e luzes diurnas que se prolongam até aos para-lamas. Os faróis possuem tecnologia LED de série. Destaque também para as saias laterais prolongadas, capas dos espelhos em cromado mate que projetam o logótipo R quando a porta está aberta. Na traseira, o destaque vai para o spoiler (que é maior na versão R-Performance) na terminação do tejadilho e para o difusor em preto brilhante que agrega duas duplas de ponteiras de escape cromadas. Em opção, é possível encomendar um escape em titânio da Akrapovic (7 kg mais leve e com uma válvula que permite amplificar o som).

O novo Golf R pode ser encomendado em três cores: o já típico “Lapiz Blue Metallic”, mas também o “Pure White” e o “Deep Black Pearl Effect”. O sistema de infotainment DIscover Media com ecrã de 10 polegadas, navegação e comandos por voz é incluído de fábrica e o painel de instrumentos digital ganha grafismos específicos R, incluindo por exemplo um conta-rotações tridimensional, além de mostrados da pressão do turbo, temperatura da caixa, indicadores do binário, potência, forças G e distribuição de binário do sistema 4Drive. Os bancos desportivos possuem encostos de cabeça integrados, sendo que em opção existem revestimentos em couro preto. O volante mulitifunções em couro é igualmente específico do Golf R, com patilhas e pespontos em azul. Os pedais em alumínio, o forro do tejadilho em preto e a luz ambiente com 30 cores são incluídos de fábrica.

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