Nova marca de carros elétricos espanhola Lupa chega em 2023

Lupa E26 View Gallery 5 photos

O objetivo do start-up sediada em Barcelona é democratizar o acesso aos modelos “zero emissões” com três novos lançamentos.

A Lupa Motors é um novo fabricante de carros elétricos catalão que vai chegar no início de 2023 com três modelos. A aposta incide em modelos de design futurista e de baixo preço. A empresa nasceu pela mão de Carlos Álvarez, um espanhol que trabalhou entre 2015 e 2020 como piloto de testes da McLaren. O primeiro avanço é um utilitário E26, cujas primeiras imagens foram agora publicadas. A este seguir-se-ão o E66, uma carrinha de entregas com 140 cv e até 350 km de autonomia, e o E137, um SUV que promete mais de 400 km de autonomia. O construtor estima construir 4 mil carros no seu primeiro ano de atividade. Além da fábrica em Espanha, a Lupa quer abrir uma fábrica no Uruguai em 2024 para expandir a sua atividade para o Mercosul, com uma produção anual de 20 mil unidades.

Contudo, o foco vai para já para o E26, que estará disponível a partir de 2022 através de reserva online por apenas 100 euros. Trata-se de um hatchback de cinco portas com 4,07 metros de comprimento, sensivelmente o mesmo que um Ford Fiesta, e 2,59 m de distância entre eixos. Este utilitário elétrico é alimentado por uma bateria de 50 kWh de capacidade que lhe permite viajar até 350 km com uma carga completa. O motor elétrico de 87 kW/120 cv possibilita atingir uma velocidade máxima de 150 km/h. Possui três modos de condução: com 120 cv disponíveis no modo Sport, 90 cv no Normal e 65 cv no modo City. O novo Lupa tem ainda a virtude de possuir um sistema de condução autónoma de nível 2 e um sistema de comunicações com tecnologia 5G. O E26 pode ser comprado com ou sem bateria. Segundo o fabricante, esta bateria de iões de lítio carrega em cerca de uma hora ou 80% em 25 minutos. Em breve, a marca catalã irá oferecer um módulo “PowerHome” – dando assim uma segunda vida à bateria do carro (que prometem em torno de 10 anos de atividade) -, que pode ser usado para armazenar energia gerada em casa através de painéis solares. Em Espanha, o E26 deverá custar 9400 euros sem a bateria e 17 mil euros com a bateria incluída.

A Lupa não quer apenas conquistar clientes particulares, mas também serviços de car-sharing e transportadoras como a Uber.

Deixe um comentário

*