SUV de luxo preparado pela Spofec tem jantes de 24 polegadas.
O Rolls-Royce Cullinan já é um modelo imponente quando saído de fábrica. Mas o preparador Spofec (pertencente ao grupo Novitec) atreveu-se a pegar na versão Black Badge do SUV britânico (a mais equipada e mais potente) para criar um novo “monstro”. Se de origem, o Cullinan Black Badge já providencia 600 cv (mais 37 cv face ao modelo de fábrica) e 900 Nm provenientes do motor V12 6.75 biturbo, a nova criação da Spofec escalou para os 707 cv às 5400 rpm e 1060 Nm às 1800 rpm, graças a uma reprogramação do sistema de ignição, do sistema de injeção e aumento da pressão do turbo. Estas mudanças permitem projetar o SUV de 2,7 toneladas de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (0,3 segundos mais rápido que o original). A velocidade máxima é, no entanto, limitada eletronicamente a 250 km/h.
A acompanhar este substancial incremento de potência está um kit estético “alargado” que torna o Cullinan mais agressivo. Para o efeito, o SUV cresceu 10 cm na dianteira, 12 mm na traseira, incorporou arcos das rodas Overdose, novas saias laterais, um novo para-choques dianteiro e um lábio dianteiro funcional que se prolonga desde as vias alargadas. Na traseira, a Spofec inclui um novo spoiler e um difusor. Contudo, o maior destaque no exterior vai para as jantes forjadas de 24 polegadas da Vossen e para a redução de 40 mm de altura ao solo.
A preparação inclui ainda um sistema de escape modificado, feito em aço inoxidável (com a possibilidade de incluir um escape ativo com “borboletas”).