Crossover elétrico EV6 inaugura nova estética da Kia

Kia EV6 View Gallery 6 photos

Modelo concorrente do VW ID.4 é feito com base na mesma plataforma do Hyundai Ioniq 5.

A Kia desvendou o novo EV6, um crossover que inaugura a nova linguagem estética da marca sul-coreana. Este será o primeiro de dez modelos 100% elétricos que a Kia prevê lançar até 2027. Ao contrário do E-Niro e do E-Soul, o EV6 é feito com base numa nova plataforma específica para eletrificação, a E-GMP, igualmente utilizada no Hyundai Ioniq 5. Tal como sucede no concorrente direto VW ID.4, este EV6 surge com as baterias encaixadas no piso do carro. A Kia só deverá revelar todos os dados oficiais sobre o EV6 num evento “online” ainda este mês, mas o crossover deverá replicar as mesmas baterias do Ioniq 5, estando em causa está um pack de 58 kWh de capacidade na versão base, que alimenta um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, e outra de 72,6 kWh para as versões equipadas com dois motores (um por eixo). Graças ao novo sistema de carregamento ultrarrápido, com tecnologia de 800V (fornecido pela Rimac), será possível encher 80% das baterias em 18 minutos ou o equivalente a 100 km de autonomia em 5 minutos com carregamentos até 200 kW. A autonomia total deverá oscilar entre 415 e os 500 km (WLTP). A versão 4×2 terá 168 cv e 350 Nm. Já a versão 4×4 terá 600 cv (com recurso a um motor traseiro adicional de 215 cv) e 650 Nm, sendo capaz de cumprir 0-100 km/h em 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.

O Kia EV6 deverá ter 4,85 metros de comprimento, 1,55 m de altura e uma distância entre eixos de 3 m. Por fora, o modelo sul-coreano é similar ao concept de 2019. O crossover tem um capot arqueado, uma pequena grelha fechada ladeada por faróis em LED alongados (cujo desenho recebe a designação “Digital Tiger Face”), além de estrear o novo logótipo da marca. A fluidez das linhas continua com o para-brisas fortemente inclinado e a linha de tejadilho de formato coupé. O vidro traseiro termina com um spoiler que acolhe uma barra luminosa que se prolonga por toda a largura. Destaque ainda para os puxadores escamoteáveis das portas e para as saias com estilo de estribos. O EV6 vem munido de uma suspensão traseira com cinco braços.

O interior do EV6 é dominado pelo novo sistema de infotainment chamado Audio Visual and Navigation (AVN). É composto por um painel curvo de alta definição. Por baixo estão comandos físicos para a climatização, com feedback háptico. Entre os dois bancos finos, leves e revestidos de materiais reciclados está uma consola central elevada que inclui um botão start inclinado para o condutor, dois porta-copos, o comando rotativo da caixa de velocidades e uma zona de arrumação. O novo volante de dois raios possui comandos multifunções de ambos os lados.

Deixe um comentário

*