Aston Martin Vantage Safety Car F1 ganha edição especial

Aston Martin Vantage F1 Edition View Gallery 11 photos

Com mais potência e mais “downforce”, o F1 Edition é o Vantage melhor preparado de sempre para circuito.

Poucas semanas depois de apresentar o Vantage que operará como “Safety Car” na época em que Aston Martin regressa à competição, eis que surge uma série especial de caraterísticas similares. Com chegada prevista para o verão, este que é o Vantage melhor preparado de sempre para circuito pode ser encomenda no formato coupé ou roadster.

O primeiro modelo lançado com o “dedo” do novo CEO da marca britânica, Tobias Moers (ex-Mercedes-AMG), tem como principal objetivo melhorar os tempos por volta. Como tal este Vantage F1 Edition foi trabalhado não só a nível de motor como do chassis e no capítulo aerodinâmico. O motor é o mesmo do Safety Car, ou seja, um V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG com 535 cv (mais 25 cv do que o modelo de estrada convencional) e 685 Nm (embora com uma faixa de utilização maior). O sprint de 0 a 100 km/h é cumprido em 3,6 segundos no caso do coupé. Foram também feitas modificações na direção, suspensão (com as molas traseiras a receberem um curso maior) e na caixa automática de oito velocidades (que beneficia de passagens mais curtas), a novos reforços com vista a melhorar a rigidez estrutural na secção dianteira. O objetivo foi conter os movimentos da carroçaria a velocidades mais elevadas sem comprometer o conforto sobretudo em cidade.

Visualmente, destaque para a nova asa traseira, que é similar à do safety car, e para o novo lábio dianteiro alongado, que contribui para gerar quase 200 kg de “downforce” adicional a 314 km/h (a velocidade máxima do coupé). Por fim, os engenheiros incluíram jantes de 21 polegadas (em vez das de medida 20” que figuram no Vantage normal) e pneus de baixo perfil Pirelli P Zero desenvolvidos especificamente para este modelo. O carro vem pintado na cor Aston Martin Racing Green, com opção em Jet Black ou Lunar White (com a possibilidade de escolha de pespontos em Lime Green). Por dentro, os revestimentos são em couro Obsidian Black e Alcantara Phantom Grey. A principal diferença desta série especial para o “safety car” é mesmo a ausência das luzes de segurança.

Deixe um comentário

*