Aston Martin Vantage é o novo Safety Car da F1

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Exemplar único do coupé de motor V8 foi alvo de um incremento de potência e de modificações ao nível do chassis.

Pouco depois de mostrar o seu primeiro carro de Fórmula 1 em 61 anos, a Aston Martin revelou o Vantage “safety car” e o DBX “medical car” que serão utilizados na temporada de 2021. Esta dupla de modelos britânicos será utilizada em 12 das 23 corridas agendadas para a época que aí vem, sendo que as restantes contarão com a já conhecida dupla de Mercedes-AMG formada pelo Mercedes-AMG GT R e Mercedes-AMG C 63 S Estate (que estreiam uma pintura em vermelho). É a primeira vez em 25 anos que outro fabricante que não a Mercedes-Benz tem um “safety car” na F1. A estreia destes Aston Martin especiais será a 29 de março no Grande Prémio do Bahrain, em Sakhir.

Neste Vantage “safety car” foram operadas diversas alterações ao nível do motor, chassis e interior, comparativamente com o modelo de estrada, de modo a conseguir intervir e controlar a velocidade de uma das corridas mais rápidas do mundo. Aos comandos do coupé estará o piloto Bernd Mayländer que conduz o “safety car” da F1 há mais de 20 anos. O motor é o mesmo V8 4.0 biturbo que passou de 510 para 535 cv. Para o efeito, foram também efetuadas modificações na caixa de velocidades e direção. Há também um novo kit aerodinâmico inspirado nos Vantage GT de competição e pneus de baixo perfil. A asa traseira de dimensões generosas é o que mais se destaca, assim como uma nova grelha dianteira e o novo lábio dianteiro, que contribuem para produzir 155,6 kg de “downforce” a 200 km/h – mais 60 kg que o Vantage normal. Este Vantage único recebe também uma suspensão com uma afinação específica e reforços ao nível do chassis na secção dianteira. O carro de segurança recebe ainda o sistema de gestão de temperatura do Vantage GT4 de corridas de resistência, do qual herda também entradas de ar adicionais no capot. A pintura Aston Martin Racing Green é idêntica ao F1 e as riscas em Lime Essence (no lábio dianteiro, saias laterais e difusor traseiro) em alusão aos carros do WEC. O Vantage “safety car” enverga também uma barra em LED otimizada (apoiada no plinto em fibra de carbono), matricula traseira em LED e antenas de rádio nas laterais. Por dentro, o modelo recebeu cintos de segurança de seis apoios e dois ecrãs que projetam imagens captadas por uma câmara exterior traseira e várias opções personalizáveis, nomeadamente os tempos por volta e a classificação da corrida. A consola central foi reconfigurada, com o comando rotativo a ser movido mais para trás, de modo a poder incluir botões que acionam a barra luminosa, a sirene e o rádio.

Novo é também o carro de assistência média Aston Martin DBX, que não foi sujeito a grandes alterações. Além de envergar as mesmas cores do “safety car”, o SUV surge de série, igual ao modelo de fábrica, equipado com um motor V8 4.0 biturbo de 551 cv, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A principal mudança foi a troca dos bancos convencionais por bacquets individuais, o que implicou a remoção do lugar do meio na fila posterior, todos equipados com cintos de segurança de seis apoios. Tal como no Vantage, este DBX único vem munido de ecrã específicos para comunicações e funções de rádio. Ao volante do carro médico estará como até aqui o sul-africano Alan van der Merwe.

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