Abarth comemora 72 anos

Abarth 595 Esseesse View Gallery 7 photos

Fundada pelo engenheiro italo-austríaco Carlo Abarth, a marca do escorpião tem um rico palmarés da competição, nomeadamente quatro campeonatos do mundo de ralis.

A 31 de março de 1949, o engenheiro italo-austríaco Carlo Abarth fundou a Abarth & C. Dotada de uma vincada veia desportiva, a marca italiana ficou desde cedo associada ao mundo da competição, tendo no seu historial mais de 10 mil vitórias, 10 recordes mundiais e quatro campeonatos do mundo de ralis conquistados.

A marca adotou o símbolo do escorpião por causa do siglo do seu fundador, encarnando na perfeição a filosofia de fazer carros pequenos em tamanho, mas de grande carácter. A primeira vitória da Abarth foi em 1950 na rampa de “Palermo-Monte Pellegrino” com o lendário piloto Tazio Nuvolari aos comandos de um Abarth 204A. Em 1954, para comemorar o sucesso nas corridas, Carlo Abarth decidiu inclui um escudo de duas cores: amarelo, em honra à cidade de Merano que acolheu Carlo e o seu pai quando vieram da Áustria, e vermelho, cor normalmente utilizada nos desportivos transalpinos. Em 1962, o Abarth 1000 Bialbero conquistou o primeiro de seis campeonatos no mundo consecutivos na sua classe, o que contribuiu para que o logo incorporasse uma bandeira de xadrez, as palavras “Campione del Mondo” em vermelho e uma coroa de louros. Em 1969, ocorreu a maior mudança no símbolo da marca, com o escorpião a adotar um visual mais abstrato em preto e com as pinças viradas para cima. Em 1971, foi a vez de o logo da Abarth incorporar a bandeira italiana de fundo. Em 2007, o logo foi redesenhado.

A ligação da Abarth ao mundo da competição ainda subsiste. Atualmente, a marca do escorpião é fornecedora de motores para os campeonatos italiano e alemão de F4, uma das antecâmaras da F1. Ao mesmo tempo, um Abarth 124 participa no campeonato europeu de ralis (ERC).

A nível comercial, em 2020, a Abarth anunciou um crescimento da sua quota de mercado na ordem de 50% comparativamente com o ano anterior. Em 2021, a Abarth atualizou o 595, que está disponível nas versões Turismo, Competizione e Esseesse.

Deixe uma resposta

*