Toyota GR 86 é 1,1 segundos mais rápido que o antecessor

Toyota GR 86 View Gallery 17 photos

Novo coupé traz mais motor com maior cilindrada e potência, prometendo também uma maior dose diversão ao volante.

Quase cinco meses após a apresentação do Subaru BRZ, foi agora mostrado o seu “irmão” Toyota GR 86. O novo coupé de tração traseira, que estará à venda na Europa a partir do outono deste ano, mantem segue na sua essência a receita do antecessor GT86 (que vendeu mais de 200 mil unidades), embora prometendo melhoramentos em todos os capítulos. Para começar o GR 86 promete um “feeling de condução” diferente do BRZ, que não será aposta no mercado europeu. Ao contrário do que sucedeu na primeira geração, o novo coupé “lightweight” de quatro lugares trocou o motor 2.0 por um 2.4 de quatro cilindros boxer naturalmente aspirado que terá 235 cv às 7000 rpm e 250 Nm às 3700 rpm (na especificação japonesa), o que lhe permitirá efetuar o “sprint” de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos (1,1 seg. mais rápido que o antecessor). Este novo motor atinge o “red line” às 7400 rpm. No Japão será lançado com opção de caixa manual ou automática de seis velocidades. A Toyota diz que o novo motor tem uma melhor resposta e providencia subidas de rotação mais suaves.

A marca nipónica diz que manteve o foco em manter um modelo leve, com 1270 kg (menos 5 kg que o original), graças ao tejadilho e para-lamas em alumínio, além de alterações nos bancos da frente e no material de insonorização. Em termos de dimensões, o GR 86 é quase igual ao GT86, com 4265 mm de comprimento, 1775 mm de largura, 1310 mm de altura e 2575 mm de distância entre eixos. Na mira dos responsáveis da Toyota esteve também um modelo com elevado prazer de condução, com um centro de gravidade baixo e uma rigidez torsional cerca de 50% superior. O novo modelo beneficia também de novas entradas de ar dianteiras e laterais aerodinâmicas, inspiradas no universo da competição, que ajudam no comportamento e estabilidade. Na dianteira possui uma suspensão de tipo MacPherson e atrás de triângulos sobrepostos. Ambos os eixos apresentam jantes de 18 polegadas com pneus de medida 215/40. A principal diferença visual do GR 86 para o BRZ é a grelha dianteira, que no caso do Toyota assume um formato mais agressivo (ao estilo do GR Yaris) e os faróis em LED ligeiramente reconfigurados. No geral, o GR 86 tem uma presença mais musculada face ao GT86.

No interior, o GR 86 é virtualmente idêntico ao BRZ, com exceção dos logótipos. Possui um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã central de infotainment com 8 polegadas. O modelo com caixa automática recorre ao sistema EyeSight, que congrega vários sistemas de assistência à condução, incluindo pré-colisão e medidas de emergência caso haja um acidente.

Deixe uma resposta

*