Novo Subaru BRZ mantem-se fiel à fórmula purista

Subaru BRZ View Gallery 35 photos

Coupé nipónico de tração traseira ganha um motor com maior cilindrada e mais potência.

A Subaru desvendou a segunda geração do BRZ. O coupé 2+2 desenvolvido em colaboração com a Toyota mantem-se fiel ao conceito original: assumindo uma configuração de tração traseira, motor atmosférico e caixa manual de seis velocidades. Desta feita, o novo BRZ traz a jogo um motor de quatro cilindros boxer naturalmente aspirado com mais cilindrada (2,4 em vez de 2 litros de capacidade) e com mais potência face ao antecessor: 228 cv às 7000 rpm e 249 Nm em vez de 200 cv e 205 Nm. O novo modelo possui um sistema de admissão e de escape mais eficiente e com menor fricção, além de providenciar mais 15% de binário do que antes. O motor maior oferece uma sensação de subidas de rotação mais suaves e uma resposta do acelerador mais incisiva, além de permitir um centro de gravidade mais baixo. Esta mudança de propulsor contribui para um aumento de 7 kg face ao BRZ original. Mas para compensar o aumento de peso foi utilizado um tejadilho, para-choques dianteiro e capot em alumínio. A plataforma é a mesma da geração anterior, embora com reforços ao nível do chassis (que contribuem para um aumento de 50% da rigidez torcional) e com a promessa de uma capacidade resposta, nomeadamente em curva. A ajudar é incluído de fábrica um diferencial antideslizamento. Em alternativa à caixa manual, há uma caixa automática de seis velocidades com patilhas no volante e um modo Sport. Para regular a melhor configuração, o condutor tem à sua disposição um seletor de modos de condução que modificação os parâmetros do motor, do controlo de estabilidade e da direção.

Esteticamente também há novidades a assinalar, com a frente a assumir um linhas mais curvas, com faróis full-LED de formato arredondado, uma grelha numa posição mais baixa e novas entradas de ar por cima das rodas da frente. Na traseira, há farolins mais rasgados e a silhueta coupé sai reforçada com alguns elementos aerodinâmicos, nomeadamente um spoiler na tampa da mala. O perfil é similar ao modelo já conhecido, destacando-se as barbatanas nos arcos das rodas traseiros e saias laterais mais pronunciadas. De série são incluídas jantes de 17 polegadas (com opção de jantes em alumínio de 18 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4).

Por dentro, o ambiente é mais sofisticado com o BRZ a incorporar o novo sistema infotainment Starlink com ecrã de 8 polegadas compatível com Android Auto, Apple Carplay e dotado de novas opções de conetividade, além de um painel de instrumentos digital personalizável de 7 polegadas (com indicadores de temperatura do líquido de refrigeração e forças G, por exemplo). A reforçar a veia desportiva deste modelo estão as bacquets com pespontos em vermelho. Os modelos com caixa automática incluem o sistema de segurança EyeSight Driver Assist que inclui a travagem pré-colisão e o cruise control adaptativo.

O novo Subaru BRZ estará disponível no outono de 2021. A má notícia é que o coupé não deverá estar disponível na Europa. Em compensação, haverá a nova geração do “irmão” Toyota GR86, que será revelada em breve.

Deixe um comentário

*