Raro Ferrari 250 Europa GT vai a leilão

Ferrari Europa GT View Gallery 16 photos

Exemplar de 1955 de uma série de 43 pode chegar aos 2,2 milhões de euros.

O Ferrari 250 Europa GT Coupé teve uma produção limitada a 43 unidades. Contudo, é possível que apenas um destes carros tenha sido feito por encomenda. Este exemplar do Ferrari Europa GT, com o número de chassis 0413 GT, foi produzido em outubro de 1955 e vendido a Enrico Wax (de Génova), que importava whiskey da Johnnie Walker champagne Moët & Chandon para Itália. Tinha uma cor exterior Grigio Metallizzato e um interior em couro alaranjado (instalado pela Pininfarina), além de incluir um painel de instrumentos com uma disposição específica e farolins com um tratamento especial. Poucos anos depois, o carro viajou para o outro lado do Atlântico, até às mãos de um colecionador do sul da Califórnia (nos EUA), que fez poucos quilómetros com o carro. Aliás, desde a década de 1960 que o carro não anda, nem fez qualquer revisão ou operação de manutenção. Isso reflete-se na ferrugem presente nos para-choques e nas porcas centrais das jantes Borrani, além da pintura algo degradada nalgumas zonas. No coupé é visível um autocolante do Automobile Club d’Italia de 1959 no espelho retrovisor e mangueiras Pirelli na baía do motor. Atualmente este Europa tem um total de 33.671 km no odómetro.

O 250 Europa é considerado o primeiro de vários GT icónicos da Ferrari. Debaixo do capot conta com um motor V12 3.0 Colombo com 217 cv, que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 230 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

A Gooding & Co vai leiloar o carro entre 3 e 7 de maio. Estima-se que possa ser arrematado entre 1,85 e 2,2 milhões de euros.

Deixe um comentário

*