Último Lotus com motor a combustão chama-se Emira

Lotus Emira teaser View Gallery 5 photos

Sucessor do Elise e do Exige terá opções de quatro e seis cilindros.

A Lotus adiantou mais alguns dados acerca do seu primeiro modelo de produção em série de 12 anos. Chama-se Emira e será o último modelo da marca britânica a ser propulsionado apenas por um motor a combustão. O Emira, um potencial concorrente do Porsche 911, estará disponível com duas opções a gasolina: um 2.0 de quatro cilindros turbo (cujo fornecedor ainda não foi revelado) e o já conhecido V6 3.5 com compressor de origem Toyota (utilizado no Evora). Esta nova proposta da Lotus será feita com base numa plataforma em alumínio Sports Car (conhecida internamente pelo nome Elemental), uma versão modificada da estrutura utilizada no Evora. Esteticamente, o Emira será influenciado pelo hipercarro Evija.

O novo supercarro, até aqui conhecido pelo nome de código Type 131, será uma espécie de sucessor espiritual do Esprit e terá a função de substituir na gama atual o Elise e o Exige. O Emira será o pontapé de saída de um plano de reestruturação da marca de Hethel, cujos destinos são atualmente geridos pelos chineses da Geely, com propostas exclusivamente “eletrificadas” (híbridas ou elétricas). Dos planos da Lotus faz parte um SUV (a produzir a partir da supracitada base Elemental) e um desportivo elétrico (que recorrerá a uma plataforma E Sports, desenvolvida em conjunto com a Alpine). Apesar da reestruturação em curso no Reino Unido, os novos modelos da Lotus deverão ser produzidos maioritariamente na fábrica de Wuhan, na China.

A Lotus só revelará na íntegra o Emira a 6 julho. Entre 8 e 11 de julho, o carro será exposto ao público no Goodwood Festival of Speed no Reino Unido.

Deixe um comentário

*