Quarta geração do utilitário checo é feita com base numa nova plataforma.
A Skoda diz que o novo Fabia é a nova referência em termos de espaço a bordo no seu segmento, graças a um aumento generalizado nas suas dimensões comparativamente com o antecessor. Nesta quarta geração, o utilitário, que estará disponível a partir do outono, passa a ser feito com base na plataforma MQB A0, a mesma do Audi A1 Sportback, Seat Ibiza e VW Polo – abandonando a PQ que era utilizada desde a primeira geração em 1999. O novo Fabia tem 4108 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 2564 mm de distância entre eixos, o que significa que é 111 mm mais comprido, 48 mm mais largo e com mais 94 mm de distância entre eixos do que antes. Mais, a bagageira aumentou em 50 litros para um total de 380 litros de capacidade (extensível a 1190 litros com o rebatimento da fila posterior). A nova estrutura possibilitou ainda que o Fabia desse um novo salto tecnológico, quer em termos de sistemas de segurança, assistência à condução, conforto e motorizações.
Esteticamente, o hatchback de cinco portas alinha pelas propostas mais recentes da marca checa, nomeadamente o Scala, Kodiaq e Enyaq iV. Na nova frente, realce para os faróis em LED de série de formato afilado, novos faróis de nevoeiro e para-choques reconfigurados. A traseira também espelha apostas já conhecidas da marca de Mladá Boleslav, com o nome do modelo escrito na tampa da mala, luzes de travão em LED (opcionais) e um spoiler traseiro mais proeminente. Além disso, o “supermini” beneficia de um coeficiente aerodinâmico mais aprimorado, registando 0,28 – resultado possível com a ajuda do novo spoiler, dos espelhos retrovisores com um novo formato, das alhetas laterais, do formato das jantes e os painéis inferiores da carroçaria. Para mais, quando fechada, a nova grelha ativa permite poupar até 0,2 l/100 km e reduzir as emissões de CO2 em 5 g/km, a uma velocidade constante de 120 km/h. As cores exteriores Orange Sunset e Graphite Grey são novas. As versões mais equipadas permitem encomendar o tejadilho, capas dos espelhos e grelha nas cores Black Magic e Graphite Grey.
Por dentro, as mudanças no Fabia são ainda mais evidentes, colando-se mais ao “irmão” maior Octavia. Realce para o novo volante (que pode ser aquecido), saídas de ventilação circulares, além de opções inéditas tais como a luz ambiente, ar condicionado bizona e para-brisas aquecido. Destaque ainda para elementos práticos tais como o banco do passageiro da frente rebatível, piso inferior na bagageira, bolsas para telemóveis nas costas dos bancos da frente, tomada USB no espelho retrovisor ou a espátula para raspar gelo junto ao bocal de abastecimento de combustível. Existirão três nível de equipamento à disposição: Active, Ambition e Style. Entre o equipamento, o enfase recai no Travel Assist (opcional), que combina o cruise control ativo e o sistema de permanência na faixa de rodagem, mantendo a distância para o veículo que segue imediatamente à frente. Há também o detetor de viaturas em ângulo morto, o sistema de ajuda ao estacionamento ou o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Os faróis e farolins em LED, bancos aquecidos e o painel de instrumentos digital com ecrã de 10,25 polegadas são opção. O sistema de infotainment possui um cartão SIM que possibilita atualizações do trânsito em tempo real, wi-fi hotspot e rádio através da internet. Nova é também a conetividade do smartphone via wireless, comandos por gestos e por voz. É possível optar por um ecrã de 6,2, 8,2 e 9 polegadas.
A gama de motores será formada por opções de três cilindros, o 1.0 MPI Evo de 65 e 85 cv (com caixa manual de cinco velocidades) e o 1.0 TSI Evo de 95 cv (manual de cinco) e 110 cv (caixa manual de seis e de dupla embraiagem DSG de sete relações), além de uma opção 1.5 de quatro cilindros de 150 cv (DSG7) – equipado com um sistema de desativação de cilindros.