Próximo elétrico da Hyundai terá aerodinâmica da referência

Hyundai Prophecy concept

Previsto para 2022, a berlina elétrica desportiva Ioniq 6 evoluirá do Prophecy Concept.

A Hyundai vai acelerar o processo de introdução no mercado de novos modelos elétricos feitos com base na plataforma E-GMP, que estreou no Ioniq 5 – contando já com mais de 42 mil encomendas. De acordo com o The Korean Car Blog, o “senhor que segue” será o Ioniq 6, uma berlina desportiva 100% elétrica do segmento D que tem lançamento previsto para meados de 2022. O modelo em questão evoluirá do Prophecy Concept (de 4,90 metros de comprimento) e promete ser uma nova referência no capítulo aerodinâmico (abaixo dos 0,20 cd do Mercedes-Benz EQS), sobretudo devido ao formato da traseira – o que contribuirá decisivamente para potenciar a autonomia. Além disso, ao que tudo indica, estaremos perante um desenho mais futurista, sem alusões retro como sucede no Ioniq 5, e que terá como uma das suas principais virtudes o conforto. Esteticamente, espera-se que o modelo de produção tenha uma traseira com um formato diferente – sem a caixa transparente a formar o spoiler e um difusor bem mais comedido.

Por dentro, tal como ficou patente no Ioniq 5, o “6” deixa antever um aspeto minimalista, espaçoso (proporcionado pela generosa distância entre eixos superior a 3 metros), modular (sobretudo nos bancos) e equipado com mais recente tecnologia de conetividade – diferente do ambiente futurista que foi mostrado no concept Prophecy, que até contava com joysticks em vez de um volante tradicional. A gama deverá ter versões com um motor traseiro e com dois motores elétricos, com diferentes níveis de potência, e talvez com recurso a uma bateria de maior capacidade (posicionada no piso do carro, entre os dois eixos), podendo mesmo superar a barreira dos 700 km de alcance. Este modelo contará de fábrica com um sistema de 800V, fornecido pela Rimac, que possibilitará carregamentos ultrarrápidos.

Além do Ioniq 6, está na calha a médio-prazo, o SUV elétrico de grandes dimensões Ioniq 7. O objetivo do grupo Hyundai é vender 160 mil carros (entre oito modelos disponíveis) em 2021 e aumentar esse volume para 560 mil unidades/ano até 2025 (com 12 modelos).

Deixe um comentário

*