Porsche Macan elétrico promete mais autonomia que o Taycan

Porsche E-Macan

Prevista para 2023, a nova variante do SUV estará em catálogo com as versões térmicas (sem Diesel).

A próxima geração do Macan vai ser 100% elétrica. Contudo, os motores a combustão coexistirão em catálogo com a nova versão “zero emissões” durante cerca de três anos nalguns mercados. A Porsche revelou agora as primeiras imagens dos protótipos do E-Macan em testes de estrada. A variante elétrica do SUV, cujo lançamento está previsto para 2023, será o primeiro modelo do grupo Volkswagen a recorrer à plataforma PPE (desenvolvida em conjunto entre a Porsche e a Audi). Ao mesmo tempo, a Porsche está a trabalhar num novo facelift do Macan convencional, cuja gama será formada apenas por versões a gasolina – o Diesel ficará de fora. Sensivelmente meio ano depois do E-Macan, a Audi vai lançar um “irmão” chamado Q6 e-tron – igualmente de base PPE. O E-Macan começará a ser produzido no final de 2022 na mesma fábrica em Leipzig (na Alemanha) onde é feita a gama Taycan.

O Macan II (100% elétrico) utilizará uma arquitetura de 800V – a mesma tecnologia utilizada no Taycan -, que possibilita carregamentos rápidos a um máximo de 270 kW. Esteticamente, mesmo camuflado, o E-Macan mostra traços similares ao Taycan – sobretudo pelo formato das óticas, capot vincado, avental dianteiro com luzes de nevoeiro embutidas, arcos das rodas pronunciados, além de não ter grelha dianteira tradicional. A principal diferença face ao modelo térmico reside, por ventura, na secção traseira, especialmente pelo formato dos farolins, que deverá ser formado por uma tira em LED a toda a largura, do para-choques sem ponteiras de escape e pela linha de tejadilho que deverá ser de inclinação mais coupé comparativamente com o Macan tradicional. De acordo com Oliver Blume, o CEO da Porsche, citado pela Car and Driver, a versão elétrica do SUV terá uma autonomia “significativamente” superior à do Taycan (que anuncia um máximo de 484 km na versão Taycan com bateria Performance Plus de 476 cv). O objetivo será conseguir ombrear com os valores anunciados pelos concorrentes diretos Tesla Model Y e Mustang Mach-E. O E-Macan terá à disposição dois tamanhos de bateria, em configurações de um ou dois motores, e, segundo Michael Steiner, o responsável de pesquisa e desenvolvimento da marca de Zuffenhausen, haverá em catálogo versões Turbo e Turbo S.

Recorde-se que a Porsche quer ter metade da sua gama 100% elétrica até meados desta década.

 

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