Audi confirma SUV elétrico Q6 e-tron para 2022

Audi Q6 e-tron View Gallery 3 photos

Modelo feito com base PPE será “irmão” do Porsche Macan elétrico.

A Audi vai lançar no próximo ano um novo SUV elétrico chamado Q6 e-tron. A confirmação foi dada pelo patrão da marca alemã, Markus Duesmann, durante a conferência anual de apresentação de resultados. Considerando apenas a gama elétrica, este modelo posicionar-se-á entre o novo Q4 e-tron (que será revelado nos próximos dias e é feito com base na plataforma MEB) e o topo de gama e-tron/e-tron Sportback (que recorre a uma versão adaptada da base MLB). Tendo em conta a restante gama de SUV da marca dos quatro anéis, o Q6 e-tron, tal como o nome indica terá dimensões exteriores similares às do Q5 Sportback embora com uma distância entre eixos generosa que lhe permitirá ter espaço no interior alinhado com o Q7.

O Q6 e-tron (na imagem ainda camuflado) tem a particularidade de ser feito com base na plataforma específica para modelos “zero emissões” apelidada de Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche – que também será utilizada no próximo Macan elétrico. Esta base PPE é efetivamente uma adaptação da plataforma J1 utilizada na dupla Audi e-tron GT/Porsche Taycan. Isto significa que o próximo membro da família e-tron contará com um sistema elétrico de 800V compatível com carregamentos até 350 kW. A autonomia máxima deverá rondar os 482 km. Esta plataforma PPE tem ainda outras vantagens do ponto de vista técnico uma vez que conta com um sistema de vectorização de binário e um sistema de quatro rodas direcionais.

O novo Q6 e-tron será uma evolução do e-tron quattro concept apresentado no Salão de Frankfurt de 2015. O SUV será construído na renovada fábrica da Audi em Ingolstadt (na Alemanha), precisamente onde a marca está a construir uma zona para produção de baterias. Dados sobre as motorizações, baterias e autonomia ainda não são conhecidos, embora seja de prever que o Q6 e-tron tenha uma versão base com apenas um motor traseiro e no topo uma variante com selo desportivo RS com dois motores (um por eixo) a debitarem um total de 600 cv.

Recorde-se que a Audi prevê ter um portefólio composto por 20 modelos elétricos até 2025. O emblema premium já confirmou que ambiciona chegar ao final da presente década com uma oferta exclusivamente composta por modelos 100% elétricos.

Deixe um comentário

*