Audi Q5 elétrico confirmado para 2022

Audi Q5 55 TFSI e quattro View Gallery 2 photos

Depois da versão híbrida plug-in, o SUV de Ingolstadt terá uma nova derivação e-tron.

Juntamente com os resultados financeiros e planos de investimento do grupo Volkswagen está incluído um calendário de lançamentos das várias marcas para os próximos cinco anos. A principal novidade é que está prevista uma inédita variante elétrica do Q5 para a segunda metade de 2022 – que será uma aposta dirigida sobretudo à Europa e à China.

Este Q5 e-tron (na imagem o novo híbrido plug-in Q5 TFSI e quattro) será lançado praticamente ao mesmo tempo da nova geração do Porsche Macan elétrico – aliás, ambos serão feitos com base na nova plataforma PPE produzida precisamente em conjunto entre a Audi e a Porsche. Com o Q5 convencional a Audi deverá seguir a mesma estratégia da Porsche que prevê manter o Macan a combustão em catálogo pelo menos até 2024. Contudo, ao contrário do Macan, o Q5 deverá ganhar uma nova geração com motores térmicos.

Recorde-se que a Audi já possui atualmente dois SUV elétricos na sua gama: o e-tron e o e-tron Sportback, com 4,90 metros de comprimento e feitos a partir da base MLB Evo. Em 2021 (tal como o calendário também confirma) virá o Q4 e-tron, um modelo de base MEB com 4,60 metros, e um ano depois este Q5 e-tron cujas dimensões ainda não são conhecidas – mas que não deverão divergir muito dos 4,66 metros do Q5 térmico atual.

No próximo ano estão ainda previstos mais quatro modelos elétricos do grupo: as versões de produção dos VW ID. Buzz e ID. Crozz, o Seat el-Born e o Skoda Enyaq iV. O grupo alemão estima que no final de 2021 os modelos 100% elétricos representarão entre 6 e 8% do total de vendas.

Deixe um comentário

*