Ineos Grenadier adiado até meados de 2022

Ineos Grenadier

Entretanto, continua o processo de desenvolvimento do “herdeiro espiritual” do Defender original.

A Ineos Automotive adiou o lançamento do Grenadier. O “off-roader” que originalmente era para começar a ser produzido no final deste ano na antiga fábrica da Daimler – onde são produzidos os Smart – em Hambach (França) só começará a ser feito em julho de 2022. O fabricante britânico não apresentar uma razão específica para o adiamento, embora este se possa ficar a dever à escassez de chips que vem afetado a produção de automóveis à escala mundial nos últimos meses.

A pandemia de Covid-19 poderá ter igualmente contribuído para este atraso, sendo que o processo de desenvolvimento do Grenadier, o primeiro modelo de produção da Ineos, ainda se encontra em curso. Protótipos do 4×4 inspirado no Land Rover Defender original foram agora mostrados em testes nas montanhas geladas de Schöckl, perto de Graz na Áustria. O Grenadier já cumpriu 1,8 milhões de quilómetros em testes em vários cenários à volta do globo. A próxima fase serão testes no Death Valley, nos EUA, e nas dunas do Médio Oriente.

O Grenadier é feito com base num chassis de travessas e longarinas e está a ser desenvolvido em conjunto com a Magna Steyr. Contará com motores de seis cilindros a gasolina e Diesel de origem BMW, acoplados a uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF. O sistema 4×4 é de série, podendo contar em opção com um diferencial central. É possível que venha também a ser aposta uma versão Fuel Cell do Grenadier, recorrendo ao sistema utilizado no Hyundai Nexo.

Recorde-se que a Ineos tinha previsto inicialmente um plano de construção diferente para o Grenadier. Este passava pela construção de raiz de uma fábrica em Bridgend, no País de Gales. O chassis seria construído em Estarreja, em Portugal – num negócio que previa envolver 300 milhões de euros e a criação de 600 postos de trabalho.

 

Deixe um comentário

*