Ineos Grenadier vai ser construído na fábrica da Smart

Ineos Grenadier

Jipe começará a ser produzido em Hambach no final de 2021. Até lá, os EQ fortwo continuarão em produção.

A Ineos Automotive finalizou a compra da fábrica da Smart em Hambach (França) à Daimler. O construtor britânico fará desta a casa do novo Grenadier (na imagem) a partir do final do próximo ano. O jipe, que recupera a tradição dos 4×4 mais puros, ao estilo do Land Rover Defender, chegará ao mercado no arranque de 2022.

As conversações entre a Ineos e a Daimler começaram pouco depois do grupo alemão colocar a fábrica à venda em julho passado. Os valores do negócio não foram revelados, mas parte do acordo é a continuação da produção do Smart EQ Fortwo e de vários componentes para a Mercedes-Benz. Inaugurada em 1997 para construir a primeira geração do Smart Fortwo, a fábrica de Hambach é atualmente o local de trabalho de cerca de 1300 pessoas. Está previsto que no final de 2022, a nova geração dos Smart comecem a ser feitos na China, juntamente com a Geely (que comprou 50% da marca à Daimler).

Recorde-se que a Ineos tinha previsto inicialmente um plano de construção diferente para o Grenadier. Este passava pela construção de raiz de uma fábrica em Bridgend, no País de Gales. O chassis seria construído em Estarreja, em Portugal – num negócio que previa envolver 300 milhões de euros e a criação de 600 postos de trabalho.

Deixe um comentário

*