Último Ford GT40 vai a leilão

Ford GT40

Modelo de competição produzido em 1969 nunca foi correu em pista.

A Gooding & Company vai leiloar um Ford GT40 muito especial no próximo mês de junho. Trata-se do modelo com o número de chassis P/1085 do mítico desportivo norte-americano, o último dos 105 exemplares produzidos entre 1964 e 1969. Tal como as imagens documentam, esta verdadeira peça de coleção encontra-se num estado de conservação exemplar.

Este GT40 especial nunca chegou a correr oficialmente no seu tempo, o que contribuiu para a sua excelente condição. Em 1969 foi comprado pelo britânico Sir Malcom Guthrie. Após vários anos arrumado na garagem, o carro foi restauro pela Racing Fabrications que o devolveu ao estado atual no final da primeira década deste século e o tornou apto a correr em competições de modelos históricos. O último exemplar do GT40 surge pintado na mesma cor azul celeste da Gulf Racing, cuja decoração é assinada por John Wyer (da JWA Engineering), incorporando as mesmas jantes e discos de quatro pistões no eixo dianteiro utilizados nos “irmãos” que correram (e venceram) as 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969. O motor V8 com cabeças dos cilindros Gurney Weslake é o mesmo utilizado nos modelos de competição de sucesso.

Este GT40 único e em estado imaculado será leiloado online entre 11 e 18 de junho, tendo um valor estimado acima dos 2 milhões de euros.

Deixe um comentário

*