Rolls-Royce Boat Tail é o carro mais caro de sempre

Rolls-Royce Boat Tail

Modelo inspirado nos iates de luxo é limitado a três unidades.

A Rolls-Royce apresentou o carro mais caro de sempre, o Boat Tail. Custa 23 milhões de euros e supera os 15 milhões pedidos pelo exemplar único Bugatti La Voiture Noire. Feito com base no Sweptail de 2018, o Boat Tail é uma edição limitada a três unidades feita pela divisão de personalização Coachbuilt.

Este modelo ultraexclusivo baseia-se nos iates de luxo J-Class e demorou quatro anos a ser desenvolvido, com a participação próxima dos três clientes endinheirados – só o processo de design demorou 18 meses a ser concluído. Isto significa que apesar de terem um formato de carroçaria similar, o trio foi personalizado individualmente. O Boat Tail mede 5,8 metros de comprimento, tendo sido feito com base numa versão modificada da arquitetura em alumínio do Phantom. O motor é o mesmo V12 6.75 biturbo do Phantom, embora não tenha sido confirmado se mantem os 571 cv e 900 Nm. Na frente destaca-se uma grelha Pantheon específica, com luzes diurnas horizontais a funcionarem como uma espécie de sobrancelhas face aos tradicionais faróis redondos. Já a traseira em madeira Caleidolegno (normalmente utilizada no interior de outros Rolls-Royce) é inspirada na cauda dos iates. A cobertura “hard-top” (feita a partir de uma única peça) acrescenta um grau de elegância adicional ao conjunto. O tema náutico fica patente na cor azul metalizada da carroçaria e nas jantes. O couro utilizado no interior foi feito de modo a condizer com capot e os bancos dianteiros possuem um acabamento em azul mais escuro e os traseiros com um tom mais claro. Os mostradores da instrumentação foram feitos com base na técnica de decoração Guilloche e o volante é bicolor.

O “deck” traseiro pode ser aberto com o toque de um botão. Este abre com portas estilo borboleta e no interior deste compartimento bipartido encontram-se: de um lado um frigorífico com duas garrafas de champagne vintage Armand de Brignac, copos e talheres gravados; e do outro mesas de cocktail rotativas e dois bancos criados pela Promemoria. Ao centro está um chapéu de sol. Só para operar a eletrónica da traseira do carro são precisos cinco motores. A Rolls-Royce recorreu à Bovet 1822 para criar dois relógios reversíveis que foram projetados para serem usados no pulso ou colocados na frente e no centro do tablier. Um relógio é de senhora e o outro para homem. Destaque também para o sistema de som com 15 altifalantes especificamente feito para este carro e uma bolsa personalizada no porta-luvas com canetas Montblanc. A Coachbuilt criou 1813 componentes novos para o Boat Tail.

O autor da primeira encomenda deste Boat Tail é dono de um Phantom II Boat Tail de 1932. Este novo Boat Tail tem elementos visuais que remetem para o modelo original, nomeadamente o para-choques traseiro inclinado para cima e cauda de formato cónico.

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