BMW estreia versões desportivas do i4

BMW i4 M50

Gran coupé elétrico terá variantes M50 e eDrive40, com 544 e 340 cv, respetivamente.

A BMW revelou mais duas versões do gran coupé elétrico i4: o M50 e o eDrive40. Nenhuma delas é efetivamente assumidamente “M”, mas no caso do i4 M50 (carro azul nas imagens) é o mais próximo que já existiu de haver um “M” elétrico, pelo menos até agora. As duas versões têm vários elementos semelhantes, sobretudo no interior. Contudo, o M50 diferencia-se pela frente mais agressiva e pela traseira com efeito mais aerodinâmico, que lhe confere um aspeto mais desportivo. O M50 tem tração integral xDrive com 400 kW/544 cv às 17.000 rpm e 795 Nm às 5000 rpm debitados de dois motores (um dianteiro com 190 kW/258 cv e outro traseiro com 230 kW/313 cv), enquanto o eDrive40 é um tração traseira (com apenas um motor) de 340 cv e 430 Nm. A velocidade máxima é de 225 km/h e 190 km/h, respetivamente. O M50 possui uma função “sport boost” que permite extrair o máximo da dupla de motores, oferecendo um “overboost” de 67 cv até 10 segundos. Por isso, o M50 (potencial concorrente do Porsche Taycan e do Audi e-tron GT) anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos, enquanto o eDrive40 (um rival do Tesla Model 3 e do Polestar 2) necessita de 5,7 segundos para fazer a mesma aceleração.

Já o eDrive40 garante mais autonomia com um total de 590 km (WLTP) em contraste com os 510 km do modelo de tração às quatro rodas. Ambos utilizam o mesmo pack de baterias de 83,9 kWh de capacidade e arrefecidas a líquido que possibilitam carregamentos a 200 kW. Com o carregador de bordo de 7,4 kW é possível encher a bateria na totalidade em 8h30, mas com um carregador rápido de 11 kW é viável obter 80% da carga em apenas 31 minutos a 210 kW. A travagem regenerativa permite recuperar até 116 kW/157 cv no eDrive40 e 195 kW/265 cv no mais desportivo i4 M50. Ambos as versões do i4 surgem equipadas com suspensão pneumática, enquanto do M50 recebe barras anti-aproximação, amortecimento adaptativo e uma direção desportiva variável.

Com 4785 mm de comprimento e 470 litros de espaço na bagageira, o novo i4 tem um interior similar ao do SUV iX, designado por Curved Display, com um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã central de 14,9 polegadas. O i4 estará disponível nas versões M Sport, M Sport Pro e com a linha de acessórios M Performance Parts (que permite escolher jantes forjadas de 20 polegadas, detalhes em preto e grelha em carbono, além de um volante M Performance e aplicações em carbono). O i4 será produzido juntamente com o Série 3 (com o qual partilha a plataforma CLAR) em Munique (na Alemanha). Chega em novembro.

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