BMW estreia gran coupé elétrico i4 com 590 km de autonomia

BMW i4 View Gallery 10 photos

Versão de topo desenvolvida com selo M Performance terá 530 cv.

A BMW revelou hoje a sua primeira berlina elétrica, o i4. O modelo de quatro portas feito com base no Série 4 Gran Coupé que será lançado ainda este ano. Ao contrário do que sucedeu com o i3, o i4, tal como toda a nova vaga de modelos elétricos da marca bávara, não contará com uma plataforma específica. Assim, tal como no iX e no iX3, o novo i4 recorre à mesma base CLAR utilizada no Série 3 e no Série 4, que pode ser adaptada a motores a combustão. Esta proposta bávara para concorrer com o Tesla Model 3 chegará ao mercado inicialmente nos próximos meses com duas versões. A versão de acesso será para já o i440 com tração traseira e um motor elétrico a debitar cerca de 330 cv (tendo uma função de overboost opcional). A proposta de topo será o i4 M50 de tração integral com dois motores elétricos a debitar 460 cv (ou um máximo de 530 cv em overboost).

Esta versão com carimbo “M Performance” anuncia uma capacidade para efetuar um “sprint” de 0 a 100 km/h em 4 segundos, uma velocidade máxima superior a 200 km/h e um pack de baterias de iões de lítio com 80 kWh (e 550 kg) que lhe garantem uma autonomia total até 590 km (WLTP). Este modelo de referência da gama i4 caracterizar-se-á pelas jantes e travões maiores, mas também pelos apêndices aerodinâmicos e spoiler traseiro. Por dentro, terá acabamentos em alumínio e fibra de carbono. Ainda este ano chegará a versão base i435 com apenas tração traseira e cerca de 280 cv – um conjunto similar ao que já está disponível no iX3.

O i4 pode ser carregado até 150 kW, o que lhe permitirá encher até 80% das baterias em cerca de 35 minutos o que corresponde a sensivelmente seis minutos para obter o equivalente a 100 km de autonomia. Muito semelhante ao Concept i4, o i4 conta com puxadoras das portas escamoteáveis, para-choques com um formato específico, detalhes em azul na carroçaria e prima pela ausência de ponteiras de escape. Por dentro, inclui a mais recente evolução do sistema i-Drive, com ecrã tátil. Vem também munido de funções de condução autónoma de nível 3, o que lhe permite circular sem intervenção do condutor em autoestrada, em determinadas condições. Mais detalhes sobre a gama i4 serão fornecidos nas próximas semanas.

Deixe um comentário

*