BMW iX e i4 vão estrear nova geração do sistema iDrive

BMW iDrive 8 View Gallery 13 photos

Sistema operativo permitirá ter metade dos botões físicos, recorrendo a inteligência artificial e a sistema de reconhecimento de voz natural que vem acompanhado de um “rosto”.

Os sistemas de infotainment dos carros são cada vez mais evoluídos e a BMW revelou mais em detalhe a oitava geração do sistema iDrive que será lançado no SUV elétrico iX e pouco depois, ainda este ano, na berlina elétrica i4. O novo iDrive, que surge 20 anos após a primeira geração (lançada com o Série 7), é descrito com o mais potente de sempre e apoia-se em novos ecrãs de alta resolução e novos comandos. A isso junta um novo software que permite operações mais rápidas – até 30 gigabits de informação por segundo, diz a BMW -, mas também efetuar atualizações “over the air” (que duram um máximo de 20 minutos) e aceder a um leque mais elevado de personalização.

O aspeto mais diferenciador deste iDrive 8 é o novo painel curvo e inclinado para o campo de visão do condutor, que no caso do iX é congrega o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã central com 14,9 polegadas com 200 ppi de resolução. As funções podem ser operadas através de um comando rotativo na consola central, através do ecrã tátil, mas igualmente por comandos por gestos e com a ajuda de um assistente pessoal por voz. A BMW diz que o referido assistente assume um “rosto” sob a forma de vários círculos flutuantes, de modo a “humanizar” a interação. Novos são também os gráficos tridimensionais e os menus, sendo que a apresentação gráfica destes varia entre os modos Efficient, Sport e Individual. Existe ainda um modo adicional Calm que permite reduzir a informação exibida apenas à velocidade. Em breve, estarão disponíveis mais modos que poderão ser descarregados. Entre as atualizações possíveis estão funções como a iluminação ou sistemas de assistência à condução, mas também a integração da navegação, locais de estacionamento e de carregamento nos mapas com base na Cloud.

Segundo a marca bávara, o novo sistema iDrive permitiu reduzir o número de botões físicos para metade. A partir de agora, a climatização passa a ser operada digitalmente. A dar apoio aos referidos ecrãs está um novo head-up display que recorre a realidade aumentada e a novo grafismo. Novos são também os comandos táteis no volante de formato hexagonal e o seletor dos modos de condução. O iDrive 8 é o primeiro BMW compatível com 5G. Através de inteligência artificial, o iDrive 8 tem igualmente a capacidade de memorizar a posição dos bancos, as configurações dos sistemas de segurança e de infotainment de um determinado utilizador.

Com o novo iX, a BMW aposta num novo sistema de rádio UWB para a chave do carro, que segundo a marca não permite roubar o código de acesso à viatura.

Deixe uma resposta

*