SUV elétrico BMW iX tem mais de 600 km de autonomia

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Novo modelo de referência tecnológica da marca bávara chega em 2021 com versão de topo a debitar mais de 500 cv.

A BMW revelou a versão de produção do iX, um SUV elétrico que se assume como uma nova referência tecnológica da marca. Com chegada ao mercado prevista para o final do próximo ano, este será o primeiro modelo “zero emissões” específico a ser lançado pela casa de Munique desde o i3 (que data de 2013). Concorrente, entre outros, do Audi e-tron e do Mercedes-Benz EQC, o iX é uma evolução do protótipo Vision iNext. Trata-se de um SUV de cinco lugares com um comprimento próximo do X5 e altura e largura próxima de um X6, embora a distância entre eixos de 3000 mm lhe permita ficar entre um X5 e um X7. A versão mais potente do iX virá equipada com dois motores elétricos (um por eixo) a debitar mais de 500 cv. O responsável de pesquisa e desenvolvimento da marca bávara, Frank Weber, diz que o motor traseiro é o mais potente do conjunto e que o conjunto propulsor foi desenvolvido para suportar entre 123 e 408 cv por eixo. Segundo ele, o iX é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Já a velocidade máxima está limitada a 200 km/h. Neste modelo com cerca de 2,5 toneladas, a média de consumos será de 21 kWh/100 km. Além disso, nas versões equipadas com uma bateria com mais de 100 kWh (haverá uma opção com menor capacidade) promete uma autonomia superior a 600 km. Será possível recarregar o SUV elétrico a 200 kW, o possibilitará encher de 10 a 80% da carga em 40 minutos ou oferecer o equivalente a 120 km em 10 minutos de “encosto”. O carregador de 11 kW (oferecido de série) permite efetuar a mesma operação numa wallbox em 11 horas.

O iX recorre à quinta geração do sistema elétrico da BMW e surge dotado de uma inédita plataforma de tipo “spaceframe” em alumínio que sustenta uma estrutura em plástico reforçado fibra de carbono (CFRP), sendo que a carroçaria possui elementos em alumínio, material compósito e CFRP. Com efeito, esta base é uma evolução da CLAR, utilizada nos Série 3 e X5. Aliás, o novo iX recorre a componentes do chassis utilizados nos Série 5, 6, 7 e 8 – modelos com os quais o novo SUV partilhará a linha de produção em Dingolfing (na Alemanha). A suspensão é de triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás, oferecendo um sistema de quatro rodas direcionais.

Visualmente, o iX surge com uma grelha sobredimensionada que esconde um radar, uma câmara e outros sensores – algo que permite um novo conjunto de funções de condução autónoma de nível 3. Uma das novidades é a possibilidade de fazer atualizações “over the air”, incluindo de equipamento, via a conetividade 5G. A grelha, os painéis planos no fundo da carroçaria, os puxadores escamoteáveis, portas sem moldura e pilares B fixos e vão traseiro afunilado contribuem para um coeficiente aerodinâmico de 0,25 – o mesmo do Tesla Model X, outro dos seus concorrentes. À frente despontam ainda faróis com tecnologia em full-LED (com opção de laser LED) com uma assinatura composta por um quarteto de bandas luminosas afiladas, a que se junta um capot fixo estilo “concha” – para arrumar artigos maiores só é possível recorrer à tradicional bagageira na traseira. Para aceder ao reservatório do líquido do limpa para-brisas basta levantar o símbolo da BMW por cima da grelha. Será possível escolher entre uma versão base e outra com estética mais desportiva M Sport (com um para-choques dianteiro com outro formato). O iX vem equipado com jantes até 22 polegadas e com pneus otimizados de tamanho 275/40.

No interior, destaque para o teto panorâmico (o maior de sempre num BMW) com sistema electrocromático, para os bancos com encosto de cabeça integrados, para o volante de formato hexagonal e botões de regulação elétrica dos bancos nas portas.

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