Protótipo moderno do Shelby Cobra vai a leilão

Ford Shelby Cobra Concept

Exemplar único funcional com motor V10 foi apresentado em 2004.

No Salão de Detroit de 2004, a Ford apresentou o Shelby Cobra concept. Conhecido pelo nome de código “Daisy” este exemplar único, que pertence atualmente a um dos seus designers originais, Chris Theodore, vai agora ser leiloado.

Este protótipo moderno do Shelby Cobra tem a particularidade de ser funcional, ao contrário de muitos outros “show cars”. Inspirado no lendário roadster Cobra, este “one-off”, cuja produção chegou a ser equacionada pela Ford em 2007, conta com os préstimos de um motor V10 6.4 em alumínio a debitar 613 cv, que nunca chegou a ser utilizado em nenhum modelo de produção. Este concept dispõe de vários componentes herdados do Ford GT, que na altura estava em processo de desenvolvimento, incluindo a caixa manual de seis velocidades “transaxle” (utilizada nos modelos de 2005/06), as suspensões e alguns elementos do chassis em alumínio. A Brembo foi a fornecedora dos discos de travão perfurados e das pinças de quatro pistões. Este ousado protótipo de tração traseira foi aprovado pelo criador do modelo original (da década de 1960), Carroll Shelby, que, apesar de não ter ajudado à sua evolução, o chegou a conduzir para a sessão de fotos promocionais, de forma simbólica na Irwindale Speedway. À luz das leis de emissões de CO2 da Califórnia, o protótipo não é “street legal”, embora seja noutros estados norte-americanos.

Em 2017, Theodore pagou perto de 700 mil euros pelo Shelby Cobra concept. Agora, a leiloeira Mecum estima que o modelo poderá ser arrematado por cerca de 1,3 milhões de euros. O leilão está agendado para 12-14 de agosto em Monterey (Califórnia, EUA).

Deixe um comentário

*