Concept Recharge é a montra do futuro da Volvo

Volvo Recharge Concept

Protótipo abre caminho para uma nova geração de modelos 100% elétricos, nomeadamente o XC60 e o XC90.

A Volvo quer ter cinco modelos elétricos na sua gama até 2025. O Concept Recharge hoje apresentado dá pistas como poderão parecer os novos XC60 e XC90 elétricos. Aliás, o novo XC90, que estará disponível apenas com propulsão elétrica, será lançado no início do próximo ano e evoluirá a partir da plataforma SPA2. Este estudo Recharge é uma amostra do que será a linguagem da futura família 100% elétrica, por dentro e por fora, mas também em termos de tecnologia e versatilidade. A distância entre eixos foi alargada, os vãos encurtados o mais possível, de modo a maximizar o espaço interior. As jantes foram sobredimensionadas e o piso é plano e surge com as baterias integradas por baixo. A grelha tradicional foi substituída por um “escudo” com o logótipo da marca iluminado e a ladeá-la há uma reinterpretação dos faróis “martelo de Thor”. Na traseira plana há farolins dispostos na vertical e novas asas de modo a potenciar a eficiência aerodinâmica. Aliado a isso, o capot foi rebaixado de modo a permitir melhor visibilidade. Como é habitual nestes projetos, as câmaras substituem os espelhos retrovisores.

O interior é feito a partir de materiais sustentáveis e naturais. Ao centro surge um ecrã tátil posicionado na vertical com 15 polegadas que projetará a próxima geração do sistema Volvo OS capaz de atualizações “over the air”. Este concept antecipa ainda vários sistemas de segurança e a evolução mais recente no que diz respeito à condução autónoma, sendo que para o efeito o tejadilho vem equipado com um sensor Lidar. A juntar ao imenso espaço a bordo, há um espaço de arrumação de dimensões generosas entre os bancos da frente.

A marca sueca quer desenvolver e produzir uma nova geração de baterias de alta densidade energética. O objetivo é aumentar a autonomia para valores a rondar os 1000 km com apenas uma carga antes do final da presente década. O futuro SUV da Volvo será o primeiro modelo da marca equipado com um sistema de carregamento bidirecional.

Deixe um comentário

*