F1 estreia Sprint Qualifying no G.P. da Grã-Bretanha

Nova Sprint Qualifying vai estrear em Silverstone

Neste sábado os pilotos farão uma corrida de 100 km para definir a grelha de partida do domingo.

A Fórmula 1 vai estrear este fim de semana no G.P. da Grã-Bretanha a Sprint Qualifying. O desfecho desta corrida de 100 km que se realizará no sábado permitirá definir a grelha de partida da corrida de domingo no circuito de Silverstone. O objetivo da organização é aumentar a ação em pista e envolver mais os adeptos.

Graças a este novo formato, o habitual programa da corrida sofre algumas alterações. Assim, amanhã, sexta-feira, disputar-se-á um treino livre e a definição da grelha de partida para sábado. No sábado, haverá o segundo treino livre e a Sprint Qualifying. A corrida será, como sempre, ao domingo. A Sprint Qualifying terá cerca de um terço da distância percorrida aos domingos. A corrida será composta por um número mínimo de voltas para que o vencedor percorra 100 km – que no caso de Silverstone será o equivalente a cerca de 17 voltas. Os primeiros três classificados amealharão pontos (três para o vencedor, dois para o segundo classificado e um para o terceiro). Segundo a Pirelli, a fornecedora de pneus da F1, apenas pneus macios poderão ser utilizados na sexta-feira. Mas, no sábado, não é obrigatório utilizar o pneu do melhor tempo no Q2, como determinam hoje as regras. Na Spring Qualifying, os pilotos poderão escolher qualquer tipo de pneu e não precisarão de realizar pit stops.

O formato da Sprint Qualifying vai ser utilizado noutras duas corridas desta temporada, sendo de prever que em 2022 se alargue a um maior número de provas, caso os resultados sejam satisfatórios.

Horário (transmissão em direto Eleven 3):

Sexta-feira (16) – treino livre 1 (14h30) e classificação (18)

Sábado (17) – treino livre 2 (12h) e corrida de classificação (16H30)

Domingo (18) – corrida (15h)

Deixe um comentário

*